E-mail Marketing para advogados em 2023
O e-mail marketing para advogados pode ser um meio poderoso de atrair novos cliente e manter os clientes existentes.
Comparado a outros canais de marketing de escritórios de advocacia, o e-mail marketing para advogados é de baixo custo e normalmente tem um alto retorno sobre o investimento.
Não sou advogado, mas entendo de e-mail marketing e já faturei mais de 1 milhão de reais através do e-mail nas minhas empresas.
O e-mail marketing faz muita diferença nos meus negócios. Eu uso o software da RD Station para fazer as campanhas de e-mails e enviar os boletins semanais.
O e-mail é muito mais eficaz para atingir o público-alvo do que os canais de mídia social.
Embora o alcance das postagens no Facebook e Instagram tenham diminuído drasticamente, os e-mails chegam à caixa de entrada de destino 98% das vezes, com relativamente pouco esforço.
Para usar o e-mail com sucesso, você deve primeiro segmentar seus contatos, então você está enviando um e-mail que seja relevante para os interesses das pessoas que os recebem.
Construindo sua lista de e-mail
Antes de começar a enviar e-mails, você precisará de uma lista de pessoas para as quais pode enviá-los.
Você pode começar com seus clientes.
Adicione os nomes, sobrenomes e endereços de e-mail dos seus clientes a uma planilha, em colunas separadas.
Em seguida, exporte seus contatos do Gmail ou Outlook.
Isso deve incluir fontes de referência e clientes potenciais.
Remova todos os contatos que você não deseja incluir em sua lista de marketing e, em seguida, adicione esses contatos à sua planilha.
Agora você tem um ponto de partida.
Em seguida, você vai querer trabalhar para adicionar pessoas à sua lista de e-mail.
Aqui estão algumas ideias para fazer isso:
- Networking: Quando você conhecer pessoas em eventos de networking, peça que se inscrevam em sua lista de e-mail ao fazer o acompanhamento.
- Apresentações: Quando você fizer uma apresentação, peça para as pessoas se inscreverem.
- Pelo seu site. Ofereça um download gratuito ou um boletim semanal em seu site em troca de um endereço de e-mail.
Não é muito eficaz apenas pedir às pessoas que se inscrevam na sua lista de e-mail.
Dê a eles um bom motivo, como um download gratuito ou uma apresentação que mostre o valor que você tem a oferecer, e certifique-se de fazer valer a pena.
Segmentando sua lista de e-mail
Segmentar significa criar listas especificamente direcionadas de destinatários de e-mail que compartilham características identificadas.
O objetivo da segmentação é garantir que as pessoas que recebem seus e-mails realmente desejam abri-los.
Embora você possa enviar um e-mail genérico para toda a sua lista de e-mail, ele parecerá, também, genérico.
Por outro lado, você pode segmentar sua lista e enviar um e-mail para pessoas que manifestaram interesse em divórcio, mas outro para pessoas que manifestaram interesse na guarda dos filhos.
Ou você pode enviar um e-mail para todos que não são clientes atuais.
Ao criar segmentos, certifique-se de que cada segmento tenha um propósito.
Pode ser fácil se deixar levar e criar uma pilha de segmentos, mas a menos que você tenha um objetivo específico (“persuadir clientes em potencial a nos contatar”) para um segmento, não vale a pena.
Para criar um segmento, você deve ter dados para trabalhar.
Para obter esses dados, você deve planejar os segmentos que deseja desde o início.
Por padrão, você poderá adicionar nomes e endereços de e-mail ao seu software de marketing por e-mail.
Você também pode e deve adicionar campos personalizados.
Para começar, identifique o tipo de contato. Por exemplo, no mínimo, você provavelmente desejará criar um campo Tipo de contato e adicionar as seguintes opções:
- Clientes Atuais
- Potenciais clientes
Seu software de e-mail marketing pode capturar informações adicionais que você pode usar para criar segmentos, como a página da web onde o contato se inscreveu para receber seus e-mails.
Ou você mesmo pode querer adicionar essas informações.
Depois de começar a enviar e-mails para sua lista de contatos, você também pode usar o comportamento de seus contatos para criar segmentos.
Por exemplo, seu software de e-mail marketing irá capturar informações sobre quais e-mails foram abertos por cada contato e quais links eles clicaram.
Qualquer um desses pontos de dados pode ser usado como base para a criação de um segmento.
Você pode usar a maioria dessas informações para criar segmentos sempre que precisar.
Agora que você tem segmentos, precisará enviar a eles alguns e-mails. Existem dois tipos de campanhas de e-mail a serem considerados: boletins informativos e campanhas automatizadas.
Boletins informativos por e-mail
Um boletim informativo pode ser uma boa maneira de fornecer informações valiosas relevantes para a sua área de atuação para clientes, clientes em potencial e indicações.
Você pode informá-los sobre as mudanças na lei, alertá-los sobre notícias que podem afetá-los ou informá-los sobre os eventos que sua empresa está realizando.
Os boletins informativos por e-mail são uma oportunidade para lembrar as pessoas de sua experiência sem fazer um discurso de vendas.
Mas, considere que seus assinantes provavelmente já recebem uma enxurrada de e-mails todos os dias.
Para evitar ser apenas mais um e-mail não lido nas caixas de entrada de seus assinantes, é fundamental entender como direcionar seu boletim informativo às necessidades e interesses específicos de seu público.
- Personalize seu boletim informativo para seus segmentos de lista, especialmente se você tiver diferentes áreas de prática: não há nenhum valor estratégico em mostrar informações de grandes empresas para seus clientes pessoa física (a menos que eles existam em ambos os segmentos, é claro).
- Construa cada boletim informativo em torno dos links que você deseja que os leitores visitem: dê aos leitores um resumo e, em seguida, dê-lhes um link claro para aprender mais, fazer download, etc.
- Use imagens que melhoram o conteúdo de seus e-mails: mas não confie em imagens para transmitir informações importantes, porque alguns clientes de e-mail podem bloquear imagens completamente. Mantenha sua mensagem no corpo do e-mail.
- Vá direto ao ponto: Perceba que, em média, as pessoas gastam 51 segundos com um boletim informativo por e-mail. Mesmo assim, a maioria pula qualquer conteúdo introdutório e visualiza o resto.
- Design para celular: Dependendo para quem você está enviando, provavelmente algo entre 50% a 75% lerá seu e-mail no telefone. Se o seu boletim informativo não estiver otimizado para telas de dispositivos móveis, eles não poderão lê-lo. Use um modelo de e-mail responsivo para que seja legível em qualquer tela.
Resumindo, vá direto ao ponto, seja curto e certifique-se de que seus e-mails sejam compatíveis com dispositivos móveis.
Automatize seu e-mail marketing com campanhas automatizadas
As campanhas são uma forma de automação de e-mail marketing.
A automação parece impessoal, mas, se bem feita, pode ajudá-lo a melhorar a qualidade de seu envolvimento com clientes em potencial e aumentar o número de pessoas que eventualmente o contratam.
Uma campanha automatizada requer um gatilho.
Por exemplo, você pode oferecer um guia das mudanças da lei como um download gratuito de um e-book, webinário ou algo que seus clientes em potencial possam considerar valioso.
Com um software de e-mail marketing mais avançado, você pode acionar campanhas de automação para ações como visitar uma página em seu site ou clicar em um link em um e-mail.
Mas, por enquanto, vamos nos concentrar em e-books, que são populares e eficazes.
Para obter o seu e-book, um visitante do seu site preenche um formulário com seu nome e endereço de e-mail.
Em seguida, você pode adicioná-los automaticamente ao segmento relevante de sua lista (“baixou e-book”, por exemplo).
Seu software de e-mail marketing verificará o endereço de e-mail e, em seguida, você poderá iniciar sua sequência de acompanhamento enviando a eles o que eles solicitaram.
Depois disso, você deve continuar a comunicação.
Por exemplo, se alguém baixar seu e-book “Como iniciar um negócio”, você deve enviar uma série de e-mails educacionais relacionados a iniciar um negócio.
Afinal, você sabe que eles estão pelo menos interessados em abrir um negócio, então provavelmente estarão interessados em mais informações sobre isso.
E, o mais importante, eles podem estar procurando ajuda. Você pode até perguntar a eles se querem falar com você e dar-lhes um link para agendar um encontro com você.
Se você não enviar e-mails de acompanhamento, eles podem apenas baixar seu e-book e nunca mais voltar ao seu site ou pensar em entrar em contato com você.
Mas com uma campanha automatizada bem feita, você pode aumentar a chance de um visitante do site eventualmente se tornar um cliente.
Sugestões de e-mail marketing para advogados
Para ajudá-lo a começar, aqui estão alguns modelos de e-mails comuns que você pode enviar ou incluir em suas campanhas automatizadas.
Lembre-se de que não é necessariamente sensato automatizar tudo.
As pessoas geralmente são muito boas em distinguir entre e-mails “reais” e os automatizados.
Pode funcionar melhor colocar alguém em sua empresa encarregado de enviar e-mails personalizados para clientes em potencial.
E-mail de confirmação do formulário de contato
Depois que alguém entrar em contato com você pelo seu site, você deverá enviar um e-mail de confirmação imediatamente.
Idealmente, isso deve ser automatizado.
O e-mail de confirmação permite que os clientes em potencial saibam que você recebeu seu pedido e torna mais provável que eles aguardem sua resposta em vez de dispersarem e entrarem em contato com outro advogado porque não ouviram de você.
Um e-mail de confirmação deve comunicar (não necessariamente em tantas palavras):
Seu e-mail de confirmação pode ser tão simples quanto este:
Olá [primeiro nome],
Obrigado por entrar em contato. Um membro de nossa equipe entrará em contato com você em breve. Estamos ansiosos para falar com você.
Atenciosamente,
[Seu nome]
Mas você pode tornar seu e-mail de confirmação mais valioso.
Use-o como uma oportunidade para aumentar a confiança deles em você.
Você não precisa anexar seu currículo, mas pode encaminhá-los para outras páginas.
Dependendo do seu software de e-mail marketing, você pode até mesmo enviar e-mails de confirmação diferentes, dependendo do tipo de cliente potencial (ou seja, alguém interessado em uma marca versus alguém interessado em uma patente).
Aqui está um exemplo de e-mail de confirmação mais direcionado:
Olá [primeiro nome],
Obrigado por entrar em contato com relação ao seu acidente de carro. Entraremos em contato com você em breve.
Sabemos que este é um momento muito difícil para você. Você provavelmente tem muitas perguntas e está tentando descobrir como voltar aos trilhos após a lesão. Trabalharemos com você para ajudá-lo a obter a compensação que você merece, mas enquanto isso, aqui estão alguns recursos que podem ser úteis:
– Confira os perfis de nossos advogados.
– Baixe nosso guia para o processo de ação judicial de acidente de automóvel.
– Veja os prêmios que nossa empresa recebeu.
Depois do meu acidente, não sabia a quem recorrer. Havia muitos advogados que eu poderia ter contratado, mas o [seu escritório de advocacia] me deixou mais confortável. Eles me ajudaram ao longo do caminho e conseguiram um acordo que custou mais dinheiro do que eu esperava. ”
– [Ex-cliente]
Estamos ansiosos para falar com você em breve.
[Seu escritório de advocacia]
Um e-mail de confirmação como esse deve diminuir a probabilidade de seu cliente se perder antes que você possa retornar a ele.
E-mail “Conquiste o cliente”
Se você conseguir entrar em contato com o cliente potencial e agendar uma consulta imediatamente, não precisará deste e-mail.
Se o cliente em potencial não vier imediatamente, ele deve receber automaticamente uma série de mensagens de acompanhamento destinadas a fazê-lo mudar de ideia.
Nas próximas semanas, envie e-mails que eduquem, envolvam e incentivem o cliente em potencial a entrar em contato novamente com você.
Aqui está um exemplo de e-mail educacional:
Olá, [primeiro nome]:
Achei que você poderia achar este artigo interessante. É um artigo que o nosso escritório publicou recentemente sobre o que fazer se você se machucar e não puder trabalhar.
[link]
Sinta-se à vontade para me avisar se tiver alguma dúvida.
-[Seu nome]
O e-mail parece casual, mas contanto que você tenha certeza de colocar o cliente em potencial nos segmentos “Cliente em potencial” e “Lesões corporais”, também deve ser uma informação bem-vinda e ajudar a mantê-lo na mente do cliente em potencial.
Você provavelmente também deve enviar acompanhamentos voltados para a reconexão, como este:
Olá, [primeiro nome]:
Eu só queria entrar em contato e acompanhar nossa última conversa. Você tem alguns minutos para falar sobre o seu assunto? Você pode me ligar em [número de telefone] a qualquer momento ou podemos usar o e-mail.
-[Seu nome]
Campanha de Reengajamento
Meses se passam, nada acontece. E agora?
Talvez o cliente potencial tenha contratado outro advogado. Mas talvez o momento não fosse o certo.
Assuma a última opção até que lhe seja dito o contrário.
Para reengajar clientes em potencial, considere uma campanha automatizada de reengajamento para lembrar os clientes em potencial de que você ainda está por perto e disponível.
Uma campanha de reengajamento deve começar com uma notícia recente para compartilhar.
Você pode atualizar este e-mail periodicamente para que fique relativamente atualizado.
Aqui está um exemplo:
Olá, [primeiro nome]:
Sei que já faz um tempo desde a última vez que conversamos, mas gostaria de compartilhar algumas ótimas notícias com você.
Nosso escritório foi recentemente selecionado como um escritório de advocacia incrível em direito da família. Estamos honrados em receber este prêmio e gostaríamos de compartilhar!
Aqui está a matéria: [link]
-[Seu nome]
A notícia é apenas uma desculpa para entrar em contato novamente.
Não precisa ser uma notícia inovadora, mas deve ser interessante o suficiente.
Considere compartilhar prêmios, mudanças na lei, aparições na mídia, artigos publicados nas principais publicações, como o Âmbito Jurídico, Migalhas e Conjur.
Depois de reabrir o diálogo, você pode enviar um e-mail casual para verificar e ver se seu primeiro e-mail foi visto.
Se eles fizerem isso, ótimo, continue. Caso contrário, tente novamente em alguns meses.
Campanha de ativação de indicação
Todos em sua lista de e-mail são fontes de indicação em potencial e você deve tentar se conectar com eles pelo menos algumas vezes por ano.
Você pode usar seu e-mail de reengajamento para sua campanha de ativação de indicações, embora possa querer alterar um pouco a mensagem de e-mail.
No mínimo, você deve adicionar um aviso para se reconectar durante um café ou almoço.
Aqui está um exemplo:
Olá, [primeiro nome],
Acabamos de ganhar um prêmio! Nossa empresa foi selecionada para a lista da Revista Análise Advocacia 500. Aqui está o anúncio: [link]
Como estão as coisas com você? Adoraria tomar um café ou almoço. Quer colocar algo no calendário para a próxima semana?
-[Seu nome]
As campanhas de ativação de referência podem ser automatizadas, mas você deve ter cuidado para não parecer falso.
Provavelmente, é melhor ter um modelo básico que você personalize para cada destinatário.
Conclusão do e-mail Marketing para advogados
Use e-mails para aumentar o envolvimento
O objetivo de enviar e-mails não é enviar spam. Ninguém precisa de mais e-mails.
Os clientes querem resolver os seus problemas.
O objetivo de enviar e-mails é fazer com que clientes em potencial contratem você e que indiquem clientes em potencial para você.
Você deve fazer conexões pessoais e reais o mais rápido possível.
Quando mal usado, o e-mail é uma péssima ferramenta.
Bem usado, o e-mail pode ser uma forma eficaz de motivar clientes em potencial e indicações a agendar uma consulta ou seguir adiante em seu funil de marketing.
Você já utiliza essas estratégias de e-mail Marketing para advogados? Qual a sua maior dúvida? Comente abaixo, vou adorar saber mais sobre seu escritório.
Artigos Relacionados:
Como ganhar 10.000 seguidores no Instagram em apenas 1 mês (15 dicas)
9 lições do Livro Contágio de Jonah Berger
O que é marketing de conteúdo? Guia completo
Como aprender marketing digital (quase) gratuitamente em 12 meses
Como Configurar o Google Alerts em apenas 3 passos