Qual é o melhor software de e-mail marketing? Compare RD Station x MailChimp x ActiveCampaign

Nesse artigo eu vou te mostrar qual é o melhor software de e-mail marketing na minha opinião. O marketing por e-mail é a tática ideal para todo empreendedor que tenta ter um bom desempenho e, ao mesmo tempo, expandir seus negócios e gerar mais vendas.

Comecei a usar softwares de e-mail marketing em 2015. Comecei com 0 e-mails e, até hoje, já alcançamos mais de 700.000 leads na nossa base.

No passado, comecei usando o Mailchimp, depois migrei para o ActiveCampaign e atualmente eu uso o RD Station.

Então, me sinto experiente o suficiente para comparar RD Station, Mailchimp, ActiveCampaign e dizer porque acredito que a RD Station é a melhor opção para as minhas empresas.

Continue lendo para descobrir o que essas três plataformas de marketing têm a oferecer e qual pode ser a melhor opção para as suas necessidades.

Por que escolher RD Station, ActiveCampaign ou MailChimp?

Qual é o melhor software de e-mail marketing? Compare RD Station x Mailchimp x ActiveCampaign
Qual é o melhor software de e-mail marketing?

A razão pela qual escolhi essas plataformas é que são soluções completas de email marketing com preços competitivos, adequadas para pequenas e médias empresas. 

Além das três, certamente existem dezenas de outros serviços semelhantes no mercado, mas como a maioria deles costuma ser superfaturada ou incompleta.

A principal característica que os três possuem que os destacam no mercado é uma ótima entregabilidade de e-mails. 

Se os e-mails não chegarem no inbox das pessoas de nada adianta a ferramenta. Essa é a funcionalidade que você precisa olhar primeiro em uma ferramenta de e-mail marketing. 

E, essa três fazem um excelente trabalho.

Neste artigo, você terá a chance de aprender sobre os recursos que tornam o RD Station, o MailChimp e o ActiveCampaign populares entre as empresas que dependem fortemente de marketing para aumentar as vendas.

Comparando RD Station, ActiveCampaign e MailChimp

Comparando RD Station, ActiveCampaign e MailChimp
Comparando RD Station, ActiveCampaign e MailChimp | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Abaixo, você poderá observar 7 análises diferentes que são cruciais para cada ferramenta de marketing cumprir. Irei além da simples apresentação dos recursos que eles possuem e apresentarei a minha visão pessoal.

Quando terminar de ler este artigo, declararei o meu vencedor. Espero contribuir para que você escolha a solução mais útil para capturar mais leads e fechar mais negócios da maneira mais rápida possível

No entanto, seja qual for o serviço que você decidir buscar, tenha certeza de que está no caminho do sucesso.

Os aspectos que usarei para comparar as três plataformas lado a lado são os seguintes:

  1. Experiência de usuário
  2. Temas e modelos
  3. Listas de construção
  4. Automação
  5. Analytics
  6. Suporte ao cliente
  7. Custo-benefício

1. Experiência do usuário

UX é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um novo serviço. Ninguém quer passar meses em treinamento para o serviço recém-adquirido – é por isso que é extremamente importante que uma ferramenta seja simples e fácil de usar.

ActiveCampaign

activecampaign
Experiência do usuário ActiveCampaign | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Apresentando um editor de e-mail que é bastante fácil de usar , ActiveCampaign possui um painel sofisticado que contém tudo que você precisa para entregar sua estratégia de marketing. Integração de contatos, gerenciamento de listas, criação de campanhas, acesso a relatórios , etc. podem ser encontrados em um só lugar.

O editor de arrastar e soltar do ActiveCampaign parece melhor do que o do MailChimp, no entanto, se você planeja criar e-mails com aparência mais profissional, as coisas podem ficar um pouco confusas se você for um iniciante.

Por falar nisso, quanto mais você se aprofunda, como usar o recurso de automação, por exemplo, mais confuso você pode ficar. No entanto, esse pequeno obstáculo pode ser facilmente superado, pois ActiveCampaign oferece um centro de treinamento abrangente onde você pode aprender tudo sobre a infinidade de recursos que eles oferecem (atualmente acredito que está disponível apenas em inglês).

MailChimp

mailchimp ux
Experiência do usuário Mailchimp | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

O MailChimp ganhou popularidade principalmente porque se destaca nesse aspecto. Ele foi lançado no momento certo, quando todas as outras ferramentas do tipo eram voltadas para a empresa, caras e inadequadas para um gerenciamento rápido de marketing.

Sua abordagem simples e amigável atraiu milhões de usuários para começar a usar a plataforma, incluindo nós. O serviço oferece um editor que é intuitivo, fácil de navegar e limpo, mas abrangente e poderoso . Um simples e-mail pode demorar alguns segundos para ser criado, pois tudo o que você precisa para o processo está ao seu alcance.

A única desvantagem do MailChimp em termos de UX é que é um pouco confuso localizar recursos diferentes para quando você precisar deles. Por exemplo, formulários, páginas de entrada e automação estão todos amontoados na guia “campanhas”, o que é um pouco contra-intuitivo.

RD Station

e mail rd station
Experiência do usuário RD Station | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

O RD Station foi a minha terceira ferramenta, então já estava muito mais familiarizado com plataformas de e-mail marketing. 

Apesar de estarem trabalhando bastante nessa parte para melhorar, para mim é a empresa que tem a pior performance em UX das três. 

Porém, foi a única em que tivemos uma CS dedicada ao nosso projeto.

Ter uma pessoa da RD Station nos dando suporte, fez toda a diferença.

 Com a ajuda dela conseguimos migrar de uma maneira mais fácil e melhorar muito as nossas campanhas.

As outras plataformas, não oferecem o suporte como a RD Station faz. Apesar de serem bem intuitivas, ter alguém ajudando fez toda a diferença para vendermos mais.

Então, eu posso dizer que a RD Station compensa não ser a melhor em UX com suporte e atendimento diferenciado, facilitando a criação de campanhas e melhorias de resultados.

Uma grande vantagem do RD Station para as outras plataformas, para quem não domina 100% o inglês, é que as outras são de língua inglesa e o RD Station é em português.

Resultado

As três ferramentas são fáceis de navegar e você se acostumará a usá-las rapidamente, no entanto, MailChimp tem uma interface um pouco mais simples e é mais fácil de aprender. 

Porém, o RD compensa com atendimento e facilidade por ser brasileira e faz essa ser uma ótima opção para quem quer vender mais.

2. Temas e modelos

Leva tempo para construir confiança e manter sua lista de e-mails crescendo. 

Enviar e-mails com aparência profissional é crucial e RD Station, MailChimp e ActiveCampaign podem ser de grande ajuda nesse sentido. 

Eles oferecem modelos de design para qualquer tipo de e-mail que você possa precisar, para que possa impressionar facilmente seus leads.

ActiveCampaign

Modelo de campanha ativa
ActiveCampaign templates | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

A biblioteca de modelos do ActiveCampaign consiste em cerca de 50 modelos diferentes adequados para a criação de e-mails e boletins informativos. Esta biblioteca apresenta tipos de modelos que variam de eCommerce e negócios a criativos e educacionais.

A melhor coisa sobre esses modelos é que eles são compatíveis com dispositivos móveis e personalizáveis . Criar seus próprios modelos com ActiveCampaign é bastante simples e vai economizar muito tempo a longo prazo. 

MailChimp

Modelos Mailchimp
Mailchimp Templates | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

MailChimp oferece belos modelos para ajudá-lo a criar os e-mails e boletins informativos de maior sucesso para suas campanhas de marketing. O que separa MailChimp de ActiveCampaign a esse respeito é o volume de modelos – MailChimp inclui mais de 100 modelos diferentes em sua biblioteca.

MailChimp também oferece um guia se você deseja personalizar seus modelos para melhorar ainda mais sua compatibilidade para atender às suas necessidades. Observe que o conhecimento básico de codificação é necessário para esta tarefa.

Todos os modelos do MailChimp têm aparência profissional, são responsivos e flexíveis o suficiente se você deseja ajustá-los com seus próprios botões, cores, texto e imagens.

RD Station

template rd station
Templates de e-mails RD Station | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

O RD Station é a plataforma com menor número de templates e os seus e-mails não se comparam com as outras duas plataformas.

Mas, oferece e-mails profissionais que não decepcionam. Mais de 10.000 empresas enviam seus e-mails com o RD Station, então é justo dizer que são eficazes.

Mas, se você busca por design pode não ser a vencedora.

No meu caso, como queria uma plataforma que entregasse e-mails profissionais e vendesse mais, posso dizer que me atende muito bem.

Resultado

A biblioteca de modelos do MailChimp é mais volumosa do que ActiveCampaign, então ganha um ponto pelo serviço novamente.

Se você busca vender mais e criar um relacionamento com os seus leads, a RD Station vai te atender bem, também.

3. Segmentação de Listas

Gerenciar suas listas de assinantes é um princípio fundamental de toda estratégia de marketing por e-mail. 

Uma ferramenta que é flexível o suficiente para fornecer opções de segmentação úteis para seus contatos é algo fundamental.

ActiveCampaign

A plataforma realmente vai além quando se trata de construir e gerenciar seus contatos. Ele permite que você os segmente em listas, tags e campos personalizados – uma maneira perfeita de se concentrar em seu grupo-alvo. Muito parecida nesse ponto com a RD Station.

O processo de segmentação com ActiveCampaign é extremamente flexível – a ferramenta permite que você adicione os mesmos contatos em listas diferentes, mesmo que você possa ter atribuído a eles diferentes tags ou campos personalizados (por exemplo: dados demográficos, localização, preferências de compra…)

Então, você pode até enviar a mesma campanha para essas listas, o que não é uma opção do MailChimp. 

ActiveCampaign também é bom em automação, o que ajuda muito com a adição ou remoção de tags adicionais e campos personalizados. 

Ele oferece Lead Scoring para seus contatos. Esse recurso torna muito fácil saber com quem fazer o acompanhamento. 

MailChimp

Embora MailChimp ofereça segmentação de contatos, o processo realmente não flui tão bem quanto a abordagem do ActiveCampaign e do RD Station. Você pode organizar seus contatos em listas, grupos, marcas e segmentos, no entanto, isso pode ser frustrante, pois é difícil dizer qual é a diferença entre essas opções.

Infelizmente, as listas do MailChimp não se misturam – elas são mutuamente exclusivas , o que significa que você não pode ter o mesmo contato em mais de uma lista. Isso é um pouco obscuro e irritante, já que o MailChimp cobra por assinante. E quem está disposto a pagar duas vezes (ou mais) pelo mesmo assinante?

RD Station

Assim como o ActiveCampaign, o RD Station é uma plataforma excelente para segmentação. Nesse quesito não perde em nada para o ActiveCampaign.

É muito fácil segmentar os clientes em listas diferentes e enviar campanhas personalizadas. O que é muito importante para uma campanha de marketing mais humanizada. 

A plataforma da RD é especialista em automação de e-mail marketing e também oferece o Lead Scoring.

A atribuição de pontuações a seus contatos com base nas ações que eles realizam pode mostrar quem interage mais com sua empresa e o quão perto você está de fechar um negócio.

Apesar de não usarmos no Doutor Multas, ainda é algo que desejo implementar em breve.

Resultado

As duas melhores nesse quesito são RD Station e ActiveCampaign! As suas se saem muito melhor do que o MailChimp no que diz respeito ao gerenciamento de listas.

4. Automação

O próximo passo é a automação – um processo que simplifica cada fluxo de trabalho, reduz o valioso tempo gasto em tarefas repetitivas e tira o estresse dos seus ombros. 

ActiveCampaign

Automação de campanha de ativação
Automação e-mail marketing | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Se você deseja automatizar suas campanhas de marketing por e-mail, ActiveCampaign oferece uma solução de nível empresarial, mesmo se você estiver com um orçamento limitado. 

Com ActiveCampaign, você pode combinar ações, gatilhos e condições para projetar a melhor segmentação possível de seus contatos e delinear um fluxo de trabalho para marcar mais leads e fechar mais negócios.

O que é realmente ótimo sobre ActiveCampaign é que seu editor de automação sofisticado fornece um fluxo de trabalho visual. A integração perfeita com sua ferramenta de CRM embutida também está disponível, portanto, se você possui uma plataforma de e-commerce, o ActiveCampaign torna muito fácil automatizar as vendas.

MailChimp

Mailchimp Automation
mailchimp | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

MailChimp tem seus próprios lados positivos em termos de automação. Alguns dos excelentes recursos que eles oferecem para permitir a automação hábil são:

  • Campanhas de carrinho abandonadas
  • Gatilhos clicados
  • Campanhas não clicadas
  • Confirmações de compra
  • Gatilhos de e-mail abertos

Infelizmente, também existem alguns lados negativos. O editor de automação do MailChimp é bastante limitado e não representa visualmente o fluxo de trabalho que você deseja criar. Também carece de flexibilidade para bifurcar opções em caminhos separados.

RD Station

automacao rd station
Automação RD Station | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

O RD Station é especialista em automação de e-mail marketing. Assim como o ActiveCampaign oferece uma solução robusta para automatizar o fluxo de geração de leads e vendas.

O RD Station também possui um fluxo de trabalho visual que é muito importante para facilitar o gerenciamento dos gatilhos, ações e condicionais.  

Resultado

Conforme você dimensiona seu negócio e o expande até certo tamanho, você descobrirá como o MailChimp falha em relação à automação na entrega de seus novos requisitos. 

Por outro lado, o RD Station e o ActiveCampaign são perfeitamente otimizados para a automação completa de suas complexas campanhas de marketing.

5. Analytics

É um fato conhecido que seu negócio não chegará a lugar nenhum se você não prestar atenção ao seu desempenho. 

Analisar os dados que você recebe de suas campanhas e o comportamento dos clientes é a chave para um crescimento bem-sucedido e estabelecer um futuro sólido para sua empresa.

ActiveCampaign

Análise de campanha ativa
Analytics ActiveCampaign | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Nosso primeiro concorrente faz um excelente trabalho quando se trata de relatórios. A ferramenta pode ser usada para definir metas que os clientes realizam por meio de sua experiência. 

Por exemplo, um link clicado, uma visita à página de preços ou uma inscrição para um boletim informativo podem ser traduzidos em um critério de meta satisfeito. 

Em seguida, os dados agregados recebidos dessas metas são transformados em um relatório informativo conciso que fornece todos os detalhes de que você precisa para suas campanhas futuras.

Esses relatórios podem ter vários formatos com base no que você está interessado em analisar:

  • Relatórios de negócios (resumo de todos os negócios do CMR);
  • Desempenho de e-mail
  • Desempenho social
  • Links clicados
  • Relatórios de automação.

Quando você combina seus dados coletados com o teste A / B, pode aumentar substancialmente suas vendas e receita , e tudo isso é possível com ActiveCampaign.

MailChimp

Mailchimp Analytics
Analytics Mailchimp | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Com MailChimp, a análise é um processo bastante simples, mas muito informativo. A ferramenta oferece gráficos interativos, um painel explicativo e uma comparação de parâmetros de sua escolha.

A plataforma inclui muitos relatórios, exceto para o relatório sobre negócios e proprietários de negócios.

No entanto, para compensar a falta de relatórios de negócios, MailChimp oferece recursos analíticos que são mais úteis para lojas de e-commerce. 

Além disso, o MailChimp permite que os usuários comparem-se com outros usuários do MailChimp no mesmo setor. Isso pode fornecer uma visão inestimável de como você se posiciona contra seus concorrentes e o que você pode fazer para ultrapassá-los.

RD Station

Dashboard RD Station Marketing
Dashboard RD Station | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

O RD Station fornece uma área de BI e vários níveis de relatórios. Não fica para trás para nenhum dos outros concorrentes. 

Apesar da área de dados não ser tão simples, tivemos bastante suporte do time da RD Station para nos ajudar a entender como usar os insights da melhor maneira possível.

Atualmente integramos o RD Station com o Pipedrive e os dois funcionam muito bem juntos. Conseguimos muitas informações e dados para tomar decisões valiosas. 

Resultado

As três plataformas são excepcionalmente boas em seus próprios aspectos quando se trata de fornecer a seus usuários uma visão robusta de seu desempenho. 

Então, nesta categoria, acredito que todas atendem aos relatórios que pequenas e médias empresas vão precisar

6. Suporte ao cliente

Todo mundo começa em algum lugar e somos todos iniciantes em um ponto. 

Para todos aqueles momentos em que não conseguimos resolver as coisas por conta própria, é sempre útil ter alguém para nos orientar e lidar com algumas soluções quando estamos muito ocupados para fazer isso nós mesmos.

ActiveCampaign

Atendimento ao cliente da campanha
Centro de Treinamento ActiveCampaign | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

A plataforma oferece suporte por e-mail, chat ao vivo, centro de treinamento e central de ajuda.

Se você achar que seu problema não foi resolvido na central de suporte, você pode acessar o chat ao vivo e pedir orientação ali mesmo.

ActiveCampaign também oferece treinamento e consultoria personalizados para cada negócio que lida com operações mais complexas.

Quando eu usava o serviço do ActiveCampaign era só suporte em inglês, não se atualmente eles já oferecem em português.

MailChimp

mailchimp suporte
Suporte Mailchimp | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Assim como o ActiveCampaign, o MailChimp fornece suporte ao cliente por email, chat e uma central de ajuda. Há também um centro de treinamento onde você pode aprender tudo sobre os recursos do MailChimp em detalhes.

Uma desvantagem do MailChimp é que você consegue acessar o suporte por e-mail depois de vasculhar sua base de conhecimento. Além disso, o suporte por telefone está disponível apenas com o plano premium.

RD Station

central de ajuda rd station
Central de ajuda – RD Station | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

A plataforma oferece suporte por e-mail, chat ao vivo, centro de treinamento e central de ajuda. 

Porém, além desses, o RD Station oferece para o nosso plano um acompanhamento com um CS. 

O CS é o “Customer Success”, isto é, o responsável pelo sucesso do cliente. É uma pessoa dedicada a nos ajudar tanto a usar a plataforma quanto a melhorar nossas vendas.

Isso, eu acredito que é o mais fantástico da RD Station, esse suporte é fantástico e faz muita diferença.

Com o suporte da nossa CS nós evoluímos muito, não só em métricas de e-mail marketing como melhores taxas de abertura de e-mail mas, também em geração de leads e vendas. 

Resultado

Nesse quesito o RD Station está bem à frente dos concorrentes. Além de oferecer as soluções de suporte que os outros dois oferecem, eles dão um passo a mais para ajudar o cliente a fechar mais vendas.

O RD Station também oferece um infinidade de conteúdos sobre marketing digital, vendas e suporte.

7. Relação Custo-Benefício

Como estamos chegando lentamente ao fim aqui, vamos comparar as opções de preço do RD Station, ActiveCampaign e do MailChimp para um confronto final.

Qual o preço do ActiveCampaign?

WihdQcDAQh0XB0lq CV0rHMnCXJe
Preços ActiveCampaign | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

A plataforma oferece quatro opções de preços que variam de acordo com a quantidade de contatos que você deseja atingir. Por exemplo, para 500 contatos, o plano “ Lite ” custa R$40/ mês, o plano “ Plus ” custa R$185/mês, o plano “ Profissional ” custa R$455/mês e o plano “ Enterprise ” custa R$965/mês.

Preços 10.000 contatos ActiveCampaign | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Para 10.000 contatos o plano profissional sai por R$945/mês.

Observe que essas taxas estão disponíveis apenas se você optar pela opção de faturamento anual.

Qual o preço do MailChimp?

nfeodhTbjnRfVgPCcxjnvcdtgeHgABdjami8hNDcVem5A46LdYSX3AalN8wddQOeKOUQTOjJjkmRFi5zJtasoxhaXKdzWNZhL6eS7L8TiDMn6k3YmfJ7SbRplhLR
Preços Mailchimp | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

Semelhante ao ActiveCampaign, MailChimp oferece planos de preços escaláveis. No entanto, eles também incluem um plano gratuito para cada empresa que está começando e tem como alvo até 2.000 contatos.

Como o plano gratuito é extremamente limitado, você provavelmente decidirá optar por um dos planos pagos, e os preços para até 10.000 contatos no plano Premium é de R$1.670,00/mês.

Qual o preço do RD Station?

y0DgaMlxKxnOt15fIHYygVcUH m8aWw s4vUQO3lDGCsLciLJDhOv p0gDVYiF91J63tLK1Th03CUNKfE9KOe goNjUXjQPiLrzgCLqF3KWtNQwrQ5U 8ajlzjORF W8pEJNbAs
Preços RD Station | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

O RD Station é a plataforma mais barata, principalmente por ser em reais e não pagar IOF.

É possível fazer um teste grátis e para 1000 contatos tem um plano de apenas R$19/mês.

Para até 5.000 contatos custa R$439/mês no plano Basic, o plano Pro custa R$839/mês e o Enterprise é R$2.309/mês.

FZM7lE8s17Vrhp12zb3gj4QH0IK2ui E8lCtREtMH 0 SzefgXf lwC 2BjFO9xHdi7gBGv FLceAwWlMUSB fB7zzM1jYm4UZRvCk1GTaIzFIL3Ajl5vquFX1ACk2cYKhuNaoaJ
Preços 10.000 contatos RD Station | Qual é o melhor software de e-mail marketing?

E, para 10.000 contatos o Light custa R$339/mês, o Basic custa R$669/mês, o Pro R$959/mês e o Enterprise R$2.419/mês.

Resultado

À primeira vista, o MailChimp parece uma opção muito mais acessível. Por ter um plano gratuito até 2.000 contatos. O problema é que esse plano não libera muitas coisas que você realmente precisa.

No entanto, conforme você cresce (e você vai fazer isso muito rápido), o mailchimp já passa a não ser uma solução barata. Além de ser em dólar e ter que pagar IOF e estar sujeito às variações do dólar.

Quando eu usava o ActiveCampaign eu pagava em dólar, aparentemente agora eles entraram no Brasil para competir com a RD Station e estão oferecendo preços competitivos em reais.

Mas, o mais em conta de custo-benefício é o RD Station. Além de ter ótimos preços, a ferramenta entrega ao que se propõe. 

Eu ainda tenho algumas críticas a algumas questões estéticas principalmente, mas estou muito feliz em termos migrado para o RD Station.

Além de termos economizado mais de 3 mil reais por mês com software de e-mail marketing nós conseguimos alcançar mais de 500 mil leads na nossa base e dobrar o nosso faturamento.

Conclusão

Neste artigo, eu compartilhei a minha experiência e visão das plataformas do RD Station, o MailChimp e o ActiveCampaign.

Para mim a melhor ferramenta que encontrei foi o RD Station e estou muito satisfeito e pretendo continuar usando a ferramenta.

Inclusive já estou usando também no meu outro portal o Âmbito Jurídico.

Mas, se você ainda deseja apenas experimentar, atingir um público menor e dar preferência à facilidade de uso, sinta-se à vontade para experimentar os serviços do MailChimp. 

Mas, fique atento se sair da conta gratuita e tiver que pagar em dólar a conta sai bem cara.

Recomendo você a participar do RD Summit que é um evento realizado pela RD Station, normalmente ocorre em novembro e é o principal evento de marketing do Brasil.

Mesmo se você assina outra ferramenta vale a pena ir no evento.

Quando você pensa sobre o sucesso de longo prazo do seu negócio, para o RD Station hoje é a principal ferramenta.

Eu gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto e qual ferramenta você utiliza atualmente? Qual é o melhor software de e-mail marketing para você? Comente abaixo!

saraiva autor info

Gustavo Saraiva

É empreendedor digital, investidor e cofundador do Doutor Multas, sócio do Âmbito Jurídico e sócio da Evah. É colunista do UOL, JUS, Icarros e escreve para dezenas de portais, revistas e jornais.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *