10 melhores livros de marketing para revolucionar o seu negócio

Desde que comecei a aprender marketing digital em 2015, os livros são a forma mais barata e incrível que encontrei para aprender. 

Depois de alguns anos desde o primeiro mergulho no marketing digital, alguns livros mudaram minha visão do marketing e a minha visão de mundo.

melhores livros de marketing
10 melhores livros de marketing

Por isso, resolvi criar essa lista os melhores livros de marketing para você.

Espero que ajude você a crescer o seu negócio, ganhar mais dinheiro e se desenvolver, assim como fizeram grande diferença na minha vida e nos meus negócios.

Aqui está a minha lista dos 10 melhores livros de marketing:

1 – Isso é Marketing por Seth Godin

2 – Tração por Gabriel Weinberg e Justin Mares

3 – Diferente por Youngme Moon

4 – Comece pelo porquê por Simon Sinek 

5 – Story Brand por Donald Miller

6 – De Zero a Um por Peter Thiel

7 – Contágio por Jonah Berger

8 – Estratégia do Oceano Azul por W. Chan Kim

9 – As armas da persuasão por Robert Cialdini

10 – The Boron Letters por Gary Halbert

Eu gosto muito de ler livros e eles são fundamentais no meu desenvolvimento e na minha carreira.

Alguns blogs foram úteis, mas na maioria das vezes, a quantidade de  informações ruins em blogs era muito mais difícil de filtrar e também os blogs falam muito de táticas apenas. 

Já os livros fornecem informações de alto valor de forma mais consistente e além disso trabalham melhor questões que não mudam com o tempo. Diferentemente de táticas que amanhã podem estar totalmente desatualizadas.

Quer você esteja começando a aprender sobre marketing, ou já o esteja fazendo há anos e simplesmente procurando melhorar seus modelos mentais, estes são os dez melhores livros de marketing que já li.

Vamos começar?

Isso é Marketing: Para Ser Visto É Preciso Aprender A Enxergar por Seth Godin

Isso É Marketing: Para Ser Visto É Preciso Aprender A Enxergar
Livro Isso é Marketing por Seth Godin | 10 melhores livros de marketing

Seth Godin é sem dúvidas o meu autor favorito e acredito que o que mais me influenciou não só no marketing mas para uma visão mais sistêmica.

Acredito que se você quer aprender marketing nos dias atuais, esse é o livro certo para você começar. Seth explica uma nova forma de fazer marketing na qual eu acredito e busco seguir.

Neste livro, Godin se destaca em fazer as perguntas certas e desafiar o status quo

Ele provoca reflexão sobre o campo do marketing e o papel que os profissionais de marketing desempenham no crescimento dos negócios.

Suas reflexões filosóficas servem como uma estrutura para os proprietários de negócios estabelecerem seus objetivos e determinarem estratégias de negócios de longo prazo.

Isso é Marketing fornece conselhos sobre tópicos como a melhor forma de obter permissão para se comunicar com clientes em potencial, decidir a quem você deve (e, talvez mais importante, não) direcionar suas ofertas e como refinar a sua mensagem.

De todos os melhores livros de marketing, acredito que essa é a leitura mais importante. As regras de sucesso que se aplicam a profissionais de marketing de produtos e serviços também se aplicam a indivíduos que buscam melhorar suas próprias marcas pessoais – algo que a maioria das pessoas precisa fazer para ter sucesso no mundo de hoje.

Clique aqui para comprar o Isso é Marketing por Seth Godin.

Tração: Domine os 19 Canais que Uma Startup Usa Para Atingir Aumento Exponencial de Sua Base de Clientes por Gabriel Weinberg e Justin Mares

Tração. Domine os 19 Canais que Uma Startup Usa Para Atingir Aumento Exponencial de Sua Base de Clientes
Livro Tração | 10 melhores livros de marketing

A razão mais comum pela qual as empresas falham é a falta de clientes. Muitos são capazes de lançar um produto ou serviço no mercado, mas é claro, isso por si só não garante o sucesso. 

Portanto, mesmo antes de estabelecer um novo negócio, é fundamental pensar sobre como você planeja atrair clientes de forma previsível e confiável.

Tração cobre 19 canais de marketing comprovados, incluindo estratégias orgânicas, pagas e sociais. Também explica como selecionar e executar as melhores oportunidades de marketing para o seu negócio. 

Portanto, se você está começando algo novo ou apenas deseja mais clientes para um negócio existente, os conselhos deste livro podem ajudar.

Sem dúvida, é o melhor livro de marketing com estratégias para startups que existe. Weinberg e Mares analisam os canais de tração (marketing) que as empresas têm à sua disposição hoje e como você pode começar a buscá-los e experimentá-los. 

Ainda uso seguidamente o Método Bullseye para pensar sobre marketing digital e a lista de canais para fazer brainstorming de novas ideias.

Eu usei esse método para a estratégia do E-commerce da Evah Chás. E, conseguimos alcançar 10.000 seguidores no Instagram em apenas 1 mês.

Clique aqui para comprar o Livro Tração.

Diferente: Quando a exceção dita a regra por Youngme Moon

Diferente: Quando a exceção dita a regra
Livro Diferente por Youngme Moon | 10 melhores livros de marketing

Existem muitas maneiras pelas quais as empresas competem umas com as outras. Infelizmente, muitas dessas formas parecem nada mais do que um jogo de copiação.

As empresas são incansáveis ​​em sua busca por encontrar seus pontos fracos. Eles contratam consultores, criam mapas de marca e solicitam feedback do cliente. Em nosso mundo hipercompetitivo, esse feedback nos diz o que estamos perdendo – nossos pontos fracos.

As empresas, assim como as pessoas, adquirem o hábito de pensar que a maneira de ser melhor é se tornar mais como todas as outras pessoas.

A mensagem deste livro é extremamente importante: NÃO tente equiparar seus pontos fracos às outras empresas, ame seus pontos fracos e acentue seus pontos fortes. 

Seja diferente. Muitas empresas tentam constantemente corrigir seus pontos fracos para ficar mais perto do normal, mas a melhor maneira de se destacar é ser claro sobre o que você faz e o que não faz. 

Clique aqui para comprar o livro Diferente.

Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir por Simon Sinek 

Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir por [Simon Sinek]
Livro Comece pelo porquê | 10 melhores livros de marketing

Os líderes geralmente contam com manipulações sutis para fazer as pessoas agirem. Por exemplo, eles podem fornecer bônus especiais para motivar os funcionários ou podem oferecer grandes descontos para motivar as pessoas a comprar seus produtos. 

Em ambos os casos, essa abordagem pode rapidamente se transformar em uma expectativa, tornando-se menos eficaz com o tempo.

Comece pelo porquê é sobre como inspirar ação compartilhando o propósito mais profundo por trás de sua organização. Essa abordagem é uma maneira poderosa de liberar a paixão, persistência e criatividade de sua equipe. E, ao compartilhar a mesma mensagem com clientes com ideias semelhantes, você pode transformá-los em defensores leais da marca.

Eu gosto muito do framework do Simon do Círculo Dourado e sempre utilizo nas minhas empresas.

Clique aqui para comprar o livro Comece pelo porquê.

StoryBrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca por Donald Miller

Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca por [Donald Miller]
Livro Storybrand | 10 melhores livros de marketing

As empresas muitas vezes não conseguem se comunicar claramente sobre o que fazem e como criam valor para os clientes.

Muitos parecem presumir que as pessoas já entendem o que fazem ou estão dispostas a sair de seu caminho para descobrir. No entanto, a única coisa com que as pessoas realmente se preocupam é como sua empresa pode resolver um problema para elas.

Construir uma StoryBrand pode ajudá-lo a comunicar melhor o valor que sua empresa oferece. Ele explica como usar os elementos universais da narrativa para esclarecer sua mensagem de forma que ela ressoe com os clientes. É uma maneira simples, mas poderosa, de tornar mais fácil para as pessoas entenderem como sua empresa pode ajudá-las.

O melhor livro que encontrei sobre a elaboração de uma mensagem memorável

Clique aqui para comprar o livro Storybrand.

De Zero a Um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício por Peter Thiel

De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício por [Blake Masters, Peter Thiel , Ivo Korytowski]
Livro De Zero a Um | 10 melhores livros de marketing

Zero a Um é sobre como construir empresas que criam coisas novas. Peter Thiel apela aos empreendedores para construir negócios valiosos em torno de tais oportunidades – para construir um futuro melhor para todos.

Este livro é para empreendedores, profissionais de marketing, fundadores ou investidores que desejam construir ou investir em negócios valiosos.

Embora muitos dos conselhos sejam voltados para startups inovadoras, muitos dos insights também se aplicam a pequenas empresas que desejam conquistar um nicho lucrativo. É uma leitura inspiradora para qualquer pessoa interessada em estratégia de negócios.

Este é, na minha opinião, o melhor livro sobre como começar uma verdadeira empresa. O Startup Enxuta é ótima para algo que não morre, mas este é o livro sobre como fazer algo que dure

No contexto do marketing, explica a importância do produto e como construir algo que atenda a uma necessidade real e crie uma grande mudança na vida de alguém. Esse é o marketing mais eficaz que existe. Você pode investir todo o dinheiro em publicidade e conteúdo que quiser em algo, mas se não for um ótimo produto, não importa.

Clique aqui para comprar o livro De Zero a Um.

Contágio: Por que as Coisas Pegam por Jonah Berger

Contágio:  Por que as Coisas Pegam por Jonah Berger
Livro Contágio | 10 melhores livros de marketing

A recomendação boca a boca é, sem dúvida, a oportunidade de marketing mais poderosa no mundo dos negócios. Quando os clientes recomendam ativamente seu produto ou serviço para outras pessoas, as vendas podem explodir com o mínimo de esforço. 

Infelizmente, poucos profissionais de marketing entendem como aumentar as referências orgânicas, então, erroneamente, presumem que se trata apenas de sorte ou de ter um produto melhor.

Contágio explora a ciência do marketing boca a boca. Abrange seis princípios de viralidade; seis fatores que podem fazer com que um produto, serviço ou ideia seja mais propenso a se espalhar. 

Os insights podem ajudá-lo a projetar a viralidade para aumentar a taxa em que as pessoas se lembram e recomendam sua marca para outras pessoas.

Contágio explica por que algumas ideias pegam e se espalham e outras não.

Estou relendo o livro agora para usar as estratégias no meu blog.

Está repleto de boas histórias que você vai lembrar e sobre as quais poderá refletir, bem como algumas ideias e estratégias para tornar sua própria mensagem mais memorável e viral.

Clique aqui para comprar o livro Contágio.

Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante por W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante por [W. Chan Kim, Renée Mauborgne, Afonso Celso da Cunha Serra]
Livro Estratégia do Oceano Azul | 10 melhores livros de marketing

A maioria dos setores é movida por uma competição acirrada. Isso resulta em um oceano vermelho sangrento, onde os rivais lutam pela redução dos lucros. A Estratégia do Oceano Azul oferece uma abordagem sistemática para tornar a competição irrelevante, criando um espaço de mercado inexplorado.

O livro é para fundadores, empreendedores, profissionais de marketing ou qualquer pessoa interessada em criar valor exclusivo para o cliente. Isso inclui startups que desejam evitar a competição. Bem como empresas estabelecidas que desejam se separar de marcas rivais.

O modelo mental básico do livro é criar oceanos azuis, não lutar nos “oceanos vermelhos”.

Os números são úteis para determinar como encontrar suas estratégias do oceano azul e capitalizar mercados e ideias que ainda não foram atacadas.

Quando criamos o Doutor Multas, começamos com o blog nos diferenciamos com um serviço online e produção de conteúdo, algo inédito no nosso mercado, assim encontramos um oceano azul.

Semelhante ao Diferente, ele o incentiva e fornece ideias para criar sua própria identidade de marca, em vez de copiar todos os outros.

Clique aqui para comprar o Livro a Estratégia do Oceano Azul.

As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar por Robert Cialdini

As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar por Robert Cialdini
Livro As armas da persuasão | 10 melhores livros de marketing

É um erro os profissionais de marketing abusarem de técnicas de persuasão manipulativas para ganho pessoal. Não é apenas eticamente errado, mas também pode prejudicar a reputação da marca e a cultura interna. 

Com isso dito, também é um erro permanecer ignorante sobre psicologia e as muitas implicações em marketing, mídia social e outros aspectos dos negócios.

As armas da persuasão cobre seis princípios poderosos de persuasão. Cada um desempenha um papel na forma como somos influenciados ao longo da vida quotidiana. 

Portanto, se você deseja compreender melhor os fatores às vezes invisíveis que norteiam nossas escolhas, este é amplamente considerado um dos melhores livros sobre o assunto.

Clique aqui para comprar o livro As armas da persuasão.

The Boron Letters por Gary Halbert

The Boron Letters (English Edition) por [Gary Halbert, Bond Halbert]
Livro The Boron Letters | 10 melhores livros de marketing

Esse é um livro que todo profissional de marketing e copywriter deveria ler.

Gary foi para a prisão no início da década de 1980 como resultado de um negócio que deu errado. Seu tempo na prisão permitiu que ele pensasse em muitas coisas. Durante esse tempo, ele decidiu escrever uma carta para seu filho Bond todos os dias. Ele fez isso por algumas semanas.

É fantástico e extremamente legível. Gary escreveu nas cartas sobre saúde, condicionamento físico e outros assuntos do livro. Mas, o que eu mais gostei foram as aulas de copywriting.

Clique aqui para comprar o livro The Boron Letters.

Conclusão

Eu gosto muito de ler e estou sempre buscando novos livros e aventuras. Esses foram os 10 melhores livros de marketing que eu li. Mas, além desses, há muitos outros de excelente qualidade.

Na lista não coloquei nenhum autor brasileiro, mas por aqui temos profissionais de marketing incríveis como o Rafael Rez e o Ícaro de Carvalho

Vale a pena ler os livros deles. Recomendo. Em uma lista maior com certeza estariam entre os meus melhores livros de marketing.

Você já leu todos os livros da minha lista dos 10 melhores livros de marketing? Tem algum que chamou mais a sua atenção? Comente abaixo qual vai ser o próximo que você vai ler.

Artigos relacionados:

Como ganhar 10.000 seguidores no Instagram em apenas 1 mês (15 dicas)

Renda Passiva: como ganhar R$27.000/mês

Como aprender marketing digital (quase) gratuitamente em 12 meses

Sorteio no Instagram: Como fazer? Apenas 4 etapas

E-mail Marketing: tudo que você precisa saber em 2021

Marketing do Youtube: 10 melhores ferramentas

O que é marketing de conteúdo? Guia completo [2021]

saraiva autor info

Gustavo Saraiva

É empreendedor digital, investidor e cofundador do Doutor Multas, sócio do Âmbito Jurídico e sócio da Evah. É colunista do UOL, JUS, Icarros e escreve para dezenas de portais, revistas e jornais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.