Sites para advogados: 7 melhores práticas + 3 exemplos

Sites para advogados precisam ser eficientes. Engajar e atrair clientes.

Se o site não engajar e converter, então seu site é uma perda de tempo e dinheiro, mesmo se você tiver um ótimo design. 

Para garantir que o seu site tenha um impacto positivo sobre o seu público, use as seguintes práticas recomendadas, elas são as principais recomendações no design de sites de advogados. 

7 melhores práticas de sites para advogados

7 melhores práticas de sites para advogados
Sites para advogados: 7 melhores práticas

1. Formate seu conteúdo para fácil leitura na internet

De acordo com o Nielsen Norman Group, um grupo líder em consultoria de experiência do usuário, 79% das pessoas não leem realmente o conteúdo online. 

Em vez disso, eles examinam e captam palavras e frases à medida que avançam. 

Assim, Nielsen Norman sugere formatar seu conteúdo para facilitar ao máximo a leitura de seu site pelos visitantes, ao mesmo tempo que transmite as informações que você acredita serem mais valiosas. 

Algumas das melhores maneiras de formatar para capacidade de digitalização incluem:

  • Escrever títulos e subtítulos envolventes
  • Usando listas com marcadores
  • Destacando palavras-chave ou frases (por exemplo, usando negrito, texto de cor diferente, hiperlinks)
  • Usando uma linguagem sucinta
  • Incorporando gráficos para quebrar blocos pesados ​​de texto
  • Diversificar o conteúdo por meio do uso de imagens, infográficos e vídeos

2. Siga o estilo de escrita da pirâmide invertida

Pirâmide invertida | Sites para advogados
Pirâmide invertida | Sites para advogados

O que é a pirâmide invertida?

A pirâmide invertida é uma técnica de estruturação de texto que privilegia a disposição das informações em ordem decrescente de importância.

Isso que dizer que é importante, fazer a primeira frase do seu site se destacar.

Ainda de acordo com a pesquisa da Nielsen Norman, os usuários preferem ler primeiro um resumo ou tópicos antes de mergulhar no texto. 

Evite escrever parágrafos introdutórios que sejam pura enrolação. 

Em vez disso, apresente sua conclusão no início e, em seguida, forneça informações de apoio que induzam o visitante do site a ler mais.

3. Escreva para o seu público, não para os motores de busca

Otimizar o seu conteúdo para mecanismos de pesquisa é importante, mas você precisa fazer escolhas inteligentes quando se trata de como otimizar seu site. 

O Google não recompensa mais o uso repetitivo de frases otimizadas demais, e as pessoas também não gostam de ler.

Você pode ter sucesso, no entanto, se você se concentrar em seu público. 

Ao escrever, escreva para seus clientes em potencial, não para os mecanismos de pesquisa. 

Crie cada página em torno de uma única ideia ou conceito. 

4. Pense nos acessos pelos celulares

Brasil tem mais de 234 milhões de acessos móveis em 2020 — Português (Brasil )
Acesso mobile | Sites para advogados

De acordo com a Agência Brasil, o Brasil fechou o ano de 2020 com 234 milhões de acessos móveis

Isso significa que você precisa colocar as necessidades dos usuários móveis ao escrever seu conteúdo. 

Lembre-se de duas coisas para o design do site de um advogado:

  • Os usuários móveis estão impacientes: Eles querem encontrar rapidamente as informações que procuram. Deixe-os saber que encontraram o recurso certo imediatamente após o acesso ao seu site. Escreva títulos envolventes que chamem a atenção deles. 
  • As telas dos celulares são pequenas. Há muito pouco espaço na tela do celular quando comparada aos monitores desktop. Nielsen Norman recomenda priorizar o conteúdo de uma forma que ajude os usuários móveis a encontrar o que desejam sem ter que percorrer textos desnecessários. Determine qual é a sua mensagem mais importante e certifique-se de entregar essa informação primeiro.

5. Responda às perguntas de seus clientes em potencial

FAQ: Perguntas frequentes 545084 Vetor no Vecteezy
FAQ | Sites para advogados

Pense de forma ampla ao refinar a estratégia de design do site de seu advogado. 

O conteúdo também é importante. 

Ao escrever o conteúdo do seu site, trate das preocupações de seus clientes em potencial. 

Se você responder às perguntas mais urgentes, seu site converterá os visitantes em clientes.

6. Diga aos seus leitores o que fazer a seguir

Um item que todos os grandes sites de escritórios de advocacia têm em comum é um claro apelo à ação, dizer ao leitor qual é o seu próximo passo. 

Não deixe que seus leitores decidam o que fazer quando acessarem seu site. 

Mostre o que você deseja que eles façam e, em seguida, torne mais fácil para eles fazerem.

7. Mais duas práticas recomendadas de conteúdo para advogados

Embora as práticas recomendadas acima se apliquem a todos os sites, aqui estão duas recomendações voltadas especificamente para advogados que buscam escrever o conteúdo de seu próprio site:

  • Pare de usar o juridiquês. O design do site do seu escritório de advocacia é uma ferramenta de marketing destinada a atrair clientes em potencial. Não terá sucesso se você usar termos jurídicos da mesma forma que faria em uma petição. Uma maneira de ajudá-lo a se concentrar na redação de marketing em vez de redação jurídica é fingir que está conversando com um bom amigo. Isso tornará seu conteúdo mais coloquial e envolvente. Outra maneira de manter seu conteúdo livre de jargões é escrever em português simples. 
  • Lembre-se de suas obrigações éticas. Conforme mencionado acima, seu site é uma ferramenta de marketing. Como tal, deve cumprir as regras do Código de Ética da OAB. .

3 exemplos de excelentes sites para advogados

Fiz uma busca por excelentes sites para advogados nos EUA, onde o marketing jurídico está bem mais avançado.

Busquei as tendências de design que moldam o setor jurídico, dicas para melhorias e a usabilidade do seu site. A maioria dos sites é feito com o WordPress.

1 – Lisa Feldstein Law Office

Lisa Feldstein Law Office  | Sites para advogados
Lisa Feldstein Law Office | Sites para advogados

O site da Lisa faz um excelente trabalho mostrando a foto e a visão de Lisa na primeira dobra do site com um CTA claro, assim que a página inicial é carregada. 

O site é na área do direito de família e passa bastante credibilidade e confiança.

Tem o telefone que é facilmente encontrado na parte superior direita do site.

Minha parte favorita é como ela se posiciona como uma especialista em sua área de atuação. 

Por meio de depoimentos, diferenciais chave de sua prática e postagens no blog, ela cria autoridade automaticamente.

2 – Kimbrough Legal

Kimbrough Legal | Sites para advogados
Kimbrough Legal | Sites para advogados

Este site é de uma advogada chamada Tycha Kimbrough. É um excelente exemplo de como se destacar por meio de um design limpo e bom marketing de conteúdo. 

Por meio das imagens e do plano de fundo de alta qualidade de Tycha, é fácil ter uma noção de como seria trabalhar com ela. 

Destacar os atributos de um indivíduo é a chave para uma advogada em carreira solo e este site faz Kimbrough parecer acessível enquanto enfatiza sua experiência e expertise.

Além de seus recursos gratuitos para download e posts de blog, meu recurso favorito é seu vídeo de perguntas frequentes mensal. 

São vídeos rápidos focados em responder às perguntas mais frequentes, o que é uma ótima maneira de fornecer ainda mais autoridade em sua área de atuação.

3 – Eifert Law Firm

   Eifert Law Firm | Sites para advogados
Eifert Law Firm | Sites para advogados

O escritório Eifert de planejamento imobiliário mostra exatamente o que eles fazem através de uma ótima foto de uma família. 

A foto visualmente atraente e o CTA claro são uma maneira fácil de trazer a emoção de querer cuidar de sua família por meio do planejamento imobiliário. 

A Eifert oferece recursos abrangentes, incluindo um guia de planejamento imobiliário, boletim informativo gratuito e muito mais. 

Distribuir conteúdo valioso para clientes em potencial é um valor agregado fácil não só para eles, mas também para você.

Design de sites para advogados: 5 princípios

Design de sites para advogados: 5 princípios
Design de sites para advogados: 5 princípios

O design de um site de escritório de advocacia refere-se à estética de um site ou aos aspectos visuais envolvidos na criação de um site. 

Inclui a criação do layout geral de imagens a texto. Acredite ou não, o design do site de um escritório de advocacia pode fazer ou quebrar sua presença online. 

As primeiras impressões do site são principalmente relacionadas ao design e essa primeira impressão dura apenas 0,05 segundos.

Para causar uma ótima primeira impressão usando o design do seu site, é fundamental seguir alguns princípios de design do site do escritório de advocacia. 

  1. Mantenha simples: Todos os recursos de design do seu site devem servir a um propósito. Um design desordenado torna difícil consumir seu conteúdo. Mantenha seu design simples.
  2. Crie uma navegação fácil de seguir. crie uma navegação fácil de seguir e coloque-a perto do topo do seu site. Isso ajuda seu público a encontrar o que procura rapidamente.
  3. Siga um padrão “F” em seu design. A maioria dos usuários segue o padrão “F” ao ler conteúdo online. Isso significa que eles leem o topo da página primeiro, abaixo no lado esquerdo e, em seguida, ao longo da página novamente. Qualquer coisa que você deseja que seu público observe primeiro deve estar no lado superior esquerdo da página (como seu logotipo). O resto de seus elementos devem seguir o padrão.
  4. Dê ênfase à legibilidade. Use bastante espaço em branco e espalhe os elementos visuais pela página. Use títulos em seu texto, bem como tipografia fácil de ler. Certifique-se de usar bons tamanhos de fonte. Uma fonte de 16 px é melhor para o texto principal.
  5. Foque na marca. O design do seu site deve comunicar sua marca. Use as cores da sua marca e seu logotipo. Crie imagens e elementos que sejam consistentes com sua mensagem. Recomendo a criação de um guia de estilo de marca para usar no design de seu site e em qualquer conteúdo futuro.

Conclusão

A maioria dos clientes procura online antes de entrar em contato com um escritório de advocacia.

Se você não tiver um, está perdendo oportunidades que podem significar a diferença entre sucesso ou fracasso. 

Agora é a hora de atualizar um site que não está convertendo ou de criar um para começar.

Coloque essas práticas recomendadas para funcionar e você pode criar um melhor site que envolve seu público e incentiva os clientes em potencial a agir. 

Quais dessas 7 melhores práticas de sites para advogados você está usando no seu site? Você já possui um? Comente abaixo sua maior dúvida, vou adorar saber mais sobre você.

saraiva autor info

Gustavo Saraiva

É empreendedor digital, investidor e cofundador do Doutor Multas, sócio do Âmbito Jurídico e sócio da Evah. É colunista do UOL, JUS, Icarros e escreve para dezenas de portais, revistas e jornais.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *