Como aprender marketing digital (quase) gratuitamente em 12 meses
Neste artigo você vai descobrir como aprender marketing digital na prática sem gastar quase nada em apenas 12 meses.
Esse aprendizado pode mudar a sua vida.
Após ler o Livro Trabalhe 4 horas por semana do Tim Ferris, descobri um mundo novo. Fiquei fascinado, inicialmente com a ideia de trabalhar 4 horas por semana.
Mas, o que realmente me fisgou foi a internet e o mundo digital.
Logo após ler o livro em 2015, eu assisti um webinário de negócios na internet e percebi que era isso que eu gostaria de fazer. Me encontrei no mundo digital.
Quando o Rodrigo, meu sócio, me convidou para montar um escritório físico de recursos de multas, não tive dúvidas que o caminho era criar o Doutor Multas.
Começou como um escritório virtual atendendo todo o Brasil.
No início era apenas eu e o Rodrigo trabalhando de casa, se transformou em uma empresa inovadora com mais de 40 pessoas que já ajudou milhares de motoristas.
Eu não tinha nenhuma compreensão do marketing de conteúdo ao entrar nesse processo, mas aprendi mais de 90% disso nos primeiros meses.
Foi um turbilhão de aquisição de conhecimento e isso levou a todo o trabalho que fiz nos últimos anos.
Desde então, muitas pessoas, amigos e desconhecidos, entraram em contato e perguntaram como eles podem aprender marketing digital.
É um campo que tem sido devastado por informações com spam e e-books ruins, e é difícil saber por onde começar e o que vale a pena aprender.
Tenho dado alguns conselhos nos últimos anos, então achei que faria sentido organizá-los e fornecê-los aqui, para qualquer pessoa motivada o suficiente para segui-lo.
Este é um sistema que você pode usar para aprender marketing digital em poucos meses, usando principalmente recursos baratos e projetos pessoais (como esse blog aqui).
Eu esperaria que qualquer um pudesse pegar um plano de jogo como este e ir de zero a um profissional de marketing digital contratável em 12 meses ou menos, contanto que você trabalhe duro para isso e não se distraia muito.
Etapa 1: escolha seu foco inicial (10 minutos)
O marketing digital compreende todas as estratégias disponíveis para tentar levar as pessoas a um site, fazer com que retornem e tomem uma atitude.
Podemos chamar essas três fases de Aquisição, Conversão e Retenção.
Depois você pode ir para funis mais complexos. Mas, começar com essas três e dominar bem vai fornecer a base para você expandir e testar novos funis e loops.
Para ser um bom profissional de marketing digital, você precisa ser bom em um subconjunto de uma dessas áreas.
Para ser um bom profissional de marketing digital generalista, você precisa ser bom com pelo menos uma estratégia de cada uma das três partes do funil.
Ao começar, concentre-se em ser um generalista.
Você ainda não saberá no que está mais interessado, portanto, desenvolver um conjunto geral de habilidades de marketing digital o ajudará a aprimorar as áreas que mais o entusiasmam.
Você também será mais contratável, pois um profissional de marketing digital que pode assumir diferentes funções é muito mais útil do que aquele que só sabe apertar botões.
Quanto a quais são esses focos, podemos dividi-los por categoria. Alguns dos focos se sobrepõem, é claro, e podem ser úteis em vários estágios do funil.
Na aquisição, você tem:
- SEO
- SEM
- Tráfego pago
- Mídias sociais
- Marketing afiliado
- Marketing de influência
- Marketing viral
- Publicidade
- Comunidades
- Outras Plataformas
Na conversão, você tem:
- Copy
- Design de páginas
- Vendas
- E-mail marketing
- Remarketing
Na Retenção, você tem:
- E-mail Marketing
- Mídias sociais
- Comunidades
- Pushs
- Remarketing
- Indicação
Para começar, você deve escolher uma ou duas áreas de cada categoria para se concentrar, para facilitar você pode começar dentro de uma das “habilidades” típicas que você vê de profissionais de marketing digital generalistas.
Habilidades do Gustavo
- SEO
- E-mail Marketing
- Copy
- Design de páginas
Habilidades de anúncios
- Anúncios Facebook e Instagram / Google Ads
- Remarketing
- Design de páginas
Habilidades de afiliados
- Marketing de afiliados
- E-mail Marketing
- Design de páginas
Seja qual for a pilha que você escolher, sempre será útil ter algum diferencial seu para complementá-la.
Se você não aprender algumas habilidades próprias, sua eficácia em todas as outras áreas será prejudicada.
Mas se você fizer isso, verá seus esforços multiplicados. Como é o caso que fui convidado para palestrar no evento da RD Station.
Uma boa estratégia que aprendi é conectar 2 áreas de interesses diferentes para tornar você único.
Como o Scott Adams pontua, que ele não é o melhor cartunista do mundo e nem o melhor economista. Mas, não há um cartunista economista como ele.
Portanto, escolha as habilidades que você deseja começar a se concentrar.
E, se você ainda não consegue decidir, sinta-se à vontade para passar para a próxima etapa primeiro e ver qual você se encaixa melhor.
Etapa 2: entre para o campo de batalha (1-7 dias)
Você precisa de um lugar para praticar marketing digital, é a única maneira de aprender.
Muitas pessoas passam todo o tempo lendo blogs e livros sem implementar ou testar o que estão estudando e, como resultado, não aprendem nada.
Não seja uma dessas pessoas!
A melhor maneira de praticar é entrar para o campo de batalha. Um lugar para aplicar o que você está aprendendo.
O seu campo de batalha inicial deve ter alguns critérios:
- Baixo custo ou gratuito (além de equipamentos iniciantes, como hospedagem)
- Poucas coisas, para que você não tenha medo de falhar ou mostrar seu trabalho
- Público, para que você tenha que divulgar seu trabalho de alguma maneira
Isso lhe dá a liberdade de testar tudo o que está aprendendo sem ter que se preocupar muito com as consequências de errar e, ao mesmo tempo, deixá-lo confortável para colocar seu trabalho à mostra e estar aberto a comentários.
Quanto ao que deve ser esse projeto, você tem algumas opções. O mais fácil é começar um blog. Foi assim que este site começou como: um blog pessoal.
Um blog é perfeito para aprender marketing digital, pois você pode testar quase todas as táticas nele, é de baixo custo e você melhorará sua redação no processo.
Se você decidir fazer um blog, por favor, para nosso bem, não comece um blog de marketing.
A Internet está repleta de blogs de marketing inúteis de profissionais de marketing novatos.
Começar um será desanimador para você, pois será muito mais difícil obter tráfego e você escreverá sobre coisas sobre as quais nada sabe, então, por favor, não comece um blog de marketing.
Em vez disso, escreva sobre outra coisa em que você esteja interessado.
Algum hobby que você deseja melhorar, ou alguma área de interesse para você, como psicologia ou história. Ou escreva sobre eventos atuais. Ou comédia.
Seja o que for, apenas faça algo em que você esteja interessado e que já conheça um pouco.
Obviamente, não precisa ser um blog. Você também pode começar um perfil no Instagram, encontrar um e-commerce ou uma startup iniciante que permitirá que você trabalhe no seu marketing.
Eu não recomendo tentar começar sua própria startup como uma forma de aprender marketing digital; haverá muitas outras coisas em que se concentrar.
Se você pretende seguir mais a rota dos negócios digitais, coloque o seu MVP para rodar e crie-o o mais rápido possível.
Eu já criei MVPs de negócios em apenas 1 ou 2 dias, fazendo uma simples landing page e gerando tráfego para ela.
Provavelmente você vai demorar mais que um ou dois dias, mas não tem problema.
O negócio é começar.
É útil estar muito focado em seus canais de crescimento, então se você disse “mídias sociais” antes, tente escolher apenas um canal de mídia social para colocar a maior parte de seu foco.
Para anúncios, escolha uma plataforma (Facebook ou Google) e concentre-se nela.
Você sempre pode expandir seus canais mais tarde, mas se tentar fazer tudo de uma vez no início, você se esgotará.
Na Evah, por exemplo, no início nós focamos apenas em anúncios no Facebook e Instagram e só agora, passamos a testar novos canais, como por exemplo, o Google Ads.
Alerta: aprender a anunciar sem o financiamento do orçamento de outra pessoa será caro e frustrante. Eu não recomendaria começar com anúncios, a menos que você tenha muito dinheiro para gastar ou esteja sendo financiado por outra pessoa. Experimente primeiro os canais de aquisição “gratuitos”.
Etapa 3: prática inicial (2 semanas)
Neste ponto, você deve ter seu projeto pronto para rodar e alguns canais que deseja se concentrar em aprender como usar para obter tráfego, conversões e retenção.
Agora você precisa começar a tentar implementar o que aprendeu. Mas, recomendo que você leia o livro Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares.
Deve levar apenas uma tarde e, quando terminar, você terá algumas coisas:
- Uma estrutura para definir e testar metas enquanto você pratica
- Um conhecimento de alto nível das diferentes áreas do marketing digital
- Exemplos e ideias para leituras adicionais e experimentos para tentar
No entanto, vamos modificar um pouco a abordagem deles.
O Bullseye Framework é uma excelente ferramenta para encontrar determinados canais para experimentar em seu produto, mas também é útil para executar experimentos em um determinado canal.
Por enquanto, você deseja manter o foco, para que possa usar o Bullseye Framework para executar determinados experimentos dentro dessas habilidades.
Por exemplo, digamos que você queira usar o Instagram como estratégia de aquisição.
Você iria pesquisar todas as maneiras de aumentar seu Instagram e gerar tráfego a partir dele, colocá-las em uma planilha, classificar as diferentes ideias e, em seguida, para as três que parecem as melhores oportunidades, criar um pequeno teste barato com um objetivo específico que dura mais de uma ou duas semanas.
No final, verifique novamente e veja como você se saiu em relação ao seu objetivo.
Clique aqui para fazer uma cópia gratuita da minha planilha e já começar os seus experimentos.
Este é apenas o seu teste inicial e, como você está apenas começando, concentre-se primeiro no seu canal de aquisição.
Você pode se preocupar com a otimização de conversão mais tarde.
Configure uma captura de e-mail básica e, em seguida, trabalhe da maneira como deseja direcionar o tráfego para ela.
Você pode estar se perguntando exatamente o que fazer para esses testes iniciais, então eu recomendo encontrar a receita de outra pessoa e segui-la até um T.
Não tente improvisar agora, você ainda é um novato.
Aqui estão alguns dos melhores “conteúdos” para canais de aquisição de aprendizagem:
- SEO / Marketing de Conteúdo: Como escrever para blogs
- Instagram: Como ganhar 10.000 seguidores no Instagram em apenas 1 mês
- Anúncios do Facebook e Instagram: Central de ajuda do próprio Facebook
Escolha aquele em que você tem interesse e comece a segui-lo, continuando a registrar e acompanhar os experimentos em sua planilha conforme avança.
Tudo bem, check-in rápido. Neste ponto, você deve ter:
- Escolheu algumas áreas específicas para focar inicialmente
- Construa seu campo de batalha para aprender
- Leia o livro Tração
- Comece sua planilha de experimentos de marketing
- Execute seus primeiros experimentos
Você fez tudo isso?
É importante que você faça antes de seguir em frente, porque se não fizer isso, você perderá muito tempo na próxima seção, sendo vítima da infomania e das armadilhas da complexidade artificial que tomam conta de tantas pessoas.
Etapa 4: Pesquise e repita
Agora que você atingiu o estágio de novato e começou a tentar alguns experimentos iniciais, é hora de ver o que mais você poderia testar e experimentar. .
O objetivo aqui é continuar expandindo sua compreensão das áreas de marketing nas quais você deseja melhorar e, novamente, a única maneira de fazer isso é tentar aplicá-lo durante o processo.
Seu processo nesta fase deve ser:
- Faça alguns experimentos de marketing (geralmente por cerca de 1 a 2 semanas)
- Se um experimento for bem-sucedido, transforme-o em um sistema e continue fazendo-o
- Se um falhar, encontre outro para executar
Essa terceira etapa é onde a pesquisa entra.
Para cada uma das áreas nas quais você está tentando melhorar, você deseja encontrar experimentos que possa executar com essa habilidade para melhorar.
Para encontrar esses experimentos, procure estudos de caso.
Não leia guias ou listas se puder evitar; os estudos de caso serão mais informativos.
Você deseja ver especificamente o que funcionou para outra pessoa e, em seguida, transformar isso em seu próprio experimento para testar.
Para garantir que você continue tendo novas ideias para experimentos, reserve uma hora por dia para pesquisar e ler.
Passe esse tempo lendo blogs sobre marketing e escrevendo novas ideias para testes que você pode executar para aumentar suas habilidades.
Infelizmente, não há uma grande quantidade de bons blogs sobre marketing, já que a maioria deles é conteúdo reempacotado com spam. Mas aqui está uma lista sólida para você começar:
Blogs e Sites
Especialistas
Você também deve passar parte desse tempo lendo livros que ajudarão a construir sua base: sua capacidade de escrever boas copys, compreender a psicologia humana, comunicar-se com eficácia.
Aqui está uma boa lista inicial para os melhores livros de marketing:
1 – Isso é Marketing de Seth Godin
2 – Tração de Gabriel Weinberg e Justin Mares
3 – Diferente de Youngme Moon
4 – Comece pelo porquê de Simon Sinek
5 – Story Brand de Donald Miller
6 – De Zero a Um de Peter Thiel
7 – Contágio de Jonah Berger
8 – Estratégia do Oceano Azul de W. Chan Kim
9 – Influência de Robert Cialdini
10 – The Boron Letters de Gary Halbert
O que você deve ter cuidado para evitar é gastar todo o seu tempo lendo e pensando em novos experimentos e não gastando o suficiente para implementá-los e testá-los.
Muitos desses experimentos exigirão iteração e paciência e, em vez disso, será tentador procurar ganhos rápidos.
Você terá que evitar essa tentação e seguir o plano se quiser aprender.
Eventualmente, à medida que você fica mais confortável com as habilidades, pode ser útil tentar fazer freelance com eles também.
Etapa 5: Freelancing
Esta etapa não é estritamente necessária, mas passar algum tempo como freelancer pode aprimorar consideravelmente suas habilidades.
Quando você está tentando ajudar outra empresa ou pessoa a fazer o que você fez por conta própria, isso revelará áreas com as quais você não está tão familiarizado e pode ajudá-lo a aprimorar sua compreensão dessa habilidade.
E, se você conseguir encontrar alguém para quem possa trabalhar como freelancer, que seja mais habilidoso do que você, eles podem apontar áreas para você melhorar que você pode ter perdido por conta própria.
Você pode encontrar esses empregos por meio do Workana, de amigos em outras empresas ou até mesmo entrando em contato por e-mail com novas startups.
Etapa 6: continue expandindo, continue experimentando
O ciclo básico que cobrimos aqui irá atendê-lo bem, do iniciante ao especialista.
Continue experimentando, testando suas suposições e pesquisando para que novos experimentos sejam executados.
Se você continuar aprendendo e testando dessa forma e for diligente para não se deixar preguiçoso no aprendizado, poderá facilmente conseguir uma função de marketing digital em uma empresa ou ser capaz de comercializar seus próprios produtos em menos de um ano.
E, se você quiser mais sobre autoeducação, incluindo como passar de iniciante a especialista, como se autoeducar e como praticar mais deliberadamente, comente abaixo aqui nos comentários o seu interesse e se cadastre na minha newsletter.
Boa sorte!
Você está empolgado em aprender marketing digital? Qual é a sua maior dúvida atualmente? Comente abaixo, vou adorar saber mais sobre você 🙂
Artigos relacionados:
10 melhores livros de marketing para revolucionar o seu negócio
Renda Passiva: como ganhar R$27.000/mês
Como ganhar 10.000 seguidores no Instagram em apenas 1 mês (15 dicas)
Sorteio no Instagram: Como fazer? Apenas 4 etapas
E-mail Marketing: tudo que você precisa saber em 2021