O que são NFTs? Devo me importar?
Token não fungível (NFT) é um termo usado para descrever um ativo digital exclusivo cuja propriedade é rastreada em um blockchain, como Ethereum.
Os ativos que podem ser representados como NFTs variam de bens digitais, como itens que existem em mundos virtuais, a reivindicações sobre ativos físicos, como itens de roupas ou imóveis.
Nos próximos anos, veremos NFTs usados para desbloquear casos de uso totalmente novos que só são possíveis por meio da criptografia.
Embora o ecossistema Ethereum seja o local onde a maior parte das atividades de NFT ocorreram até o momento, os NFTs também podem existir em outras plataformas de contratos inteligente.
Isso ocorre porque, em sua essência, os NFTs são apenas abstrações digitais usadas para representar ativos únicos.
Token não fungível não é o termo mais intuitivo, uma vez que normalmente não nos referimos à fungibilidade de objetos no mundo físico, mas esta é uma distinção técnica importante quando se trata de como um ativo é representado em um blockchain.
O objetivo deste post não é detalhar cada projeto dentro do espaço do NFT, mas dar uma visão geral do que são os NFTs, por que são interessantes e mostrar alguns de seus casos de uso em potencial.
Por que os NFTs são interessantes?
Os NFTs são poderosos porque, quando combinados com outros blocos de construção financeiros no Ethereum, eles permitem que qualquer um os emita, possua e negocie.
Isso torna a interação com NFTs significativamente mais eficiente do que em plataformas tradicionais.
A mesma razão pela qual a criptomoeda usada em pagamentos é mais eficiente do que os pagamentos tradicionais, que não tem fronteiras e é significativamente mais fácil de transferir, se aplica aos NFTs.
Por exemplo, se você deseja criar itens negociáveis no jogo como um desenvolvedor de jogos, você pode instantaneamente tê-los negociáveis por meio de protocolos que permitem a troca descentralizada de NFTs.
Você não precisa criar seu próprio mercado ou passar pelo processo de integração de uma plataforma centralizada para que os itens sejam negociáveis.
A atividade de NFT pode ir muito além da negociação e incluir ações como a capacidade de tomar emprestado e emprestar (por exemplo usá-la como garantia na tomada de um empréstimo (por exemplo, NFTfi).
As possibilidades são infinitas quando você tem a capacidade de combinar NFTs com blocos de construção DeFi.
Por exemplo, o jogo Aavegotchi combina jogos DeFi e NFT, onde cada personagem Aavegotchi representa os colaterais de um usuário que são depositados na plataforma de empréstimo Aave, mas você também pode lutar contra os personagens, aumentá-los de nível e equipar wearables que mudam suas características.
Os NFTs podem cobrir uma variedade extremamente ampla de áreas, visto que são simplesmente representações digitais de propriedade, mas houve um crescimento significativo na arte e nos jogos em particular.
Observe que muitas obras de arte digital e itens de jogos são um subconjunto de uma categoria maior de colecionáveis NFT.
Há também o espaço emergente de tokens sociais, que às vezes se enquadra na categoria NFT ou que está intimamente relacionado a ela.
NFTs no mundo Arte
Os NFTs podem tornar a propriedade fracionada mais acessível, então, se há um item valioso que de outra forma não estaria acessível para alguém possuir, agora eles podem possuir uma parte dele.
Por exemplo, a XEPA é uma casa | espaço | museu digital onde artistas e colecionadores podem se conectar.
A custódia de um item físico ainda requer um custodiante confiável, mas ser capaz de emitir, manter e negociá-lo como um cryptoasset desbloqueia mais casos de uso.
Também é possível criar um NFT de forma que o criador receba uma porcentagem de todas as vendas secundárias de uma forma totalmente automatizada.
Os artistas normalmente não recebem uma parte das vendas secundárias no mundo da arte tradicional.
Arte programável é outro conceito interessante em que uma obra de arte pode incorporar dados em cadeia para atualizar dinamicamente certos recursos ou características da obra.
Por exemplo, pode-se criar uma peça de arte programável cujo histórico muda se o preço do éter ultrapassar um determinado valor em dólares.
Existem inúmeras possibilidades criativas.
Async Art é um mercado de arte digital conhecido pela arte programável.
Muitos artistas no Async vendem obras de arte em que alguém é capaz de possuir a cópia “master”, que consiste em várias camadas individuais, mas outras pessoas podem possuir as camadas individuais e ajustar seus atributos ao longo do tempo.
Imagine grupos de pessoas sendo capazes de possuir arte coletivamente, onde os membros do grupo gerenciam os atributos da obra.
Uma pergunta comum sobre a arte digital é o que você pode fazer com ela?
Essas obras podem ser exibidas em molduras digitais em um ambiente físico para as pessoas desfrutarem.
O artista digital Beeple vendeu tokens físicos junto com seus NFTs digitais e ganhou US $ 3,5 milhões em vendas em um leilão no mercado Nifty Gateway.
A arte digital também pode ser exibida em coleções online como um perfil SuperRare, bem como em mundos virtuais.
Existem várias galerias de arte dentro do Cryptovoxels, um mundo virtual onde os usuários podem comprar e vender terrenos como NFTs.
À medida que os espaços de realidade virtual se tornam mais populares, ter arte digital para exibir se tornará mais comum.
Isso não seria muito diferente do que alguém gastar dinheiro em itens de videogame para personalizar a aparência de um personagem, que já é uma indústria multibilionária.
Um ceticismo comum é que alguém pode simplesmente tirar uma captura de tela da imagem ou obter um arquivo digital para que não seja realmente escasso.
No entanto, o mesmo argumento pode se aplicar a itens físicos também.
Qualquer um pode tirar uma foto da Mona Lisa ou criar uma réplica dela, mas não é o item real do artista.
A analogia mais próxima do NFT é a arte de domínio público.
Propriedade individual, mas livre para compartilhar e usar por qualquer pessoa.
Quando é livremente compartilhado e usado, não está diminuindo o valor do original, mas está agregando valor.
Mona Lisa IG posts, pôsteres IRL, remixes, etc., todos agregam valor ao original.
E, as pessoas estão dispostas a pagar um prêmio pelo trabalho original.
Outro aspecto interessante da arte digital ou itens colecionáveis é que você pode verificar facilmente o histórico de propriedade do item.
Alguns itens digitais podem valer mais dependendo de quem os possuía no passado.
Com os NFTs, você também pode provar que o item é real e à prova de violação. Este é um problema no espaço físico dos colecionáveis.
NFTs e o mundo dos jogos
A Steam, uma plataforma de videogame popular, tem um mercado onde os itens do jogo podem ser comprados e vendidos.
O mercado do Steam é centralizado e cobra uma taxa de transação de 5% para cada item do comprador.
Jogos como Team Fortress 2 e Dota 2 cobram uma taxa adicional de 10% pelos itens vendidos.
O Steam também restringe os saldos da carteira do usuário a $2.000 e o preço de um único item a $1.800.
Embora esses casos sejam atípicos, muitos itens do jogo podem, na verdade, ser vendidos por quantias significativamente maiores.
No espaço da criptografia, também houve vendas com preços elevados, como o CryptoKitty de $170.000,00.
Certamente há demanda por itens valiosos no jogo.
Em mercados descentralizados, não há um limite imposto sobre quais itens do jogo podem ser vendidos e por qual valor.
Os mercados descentralizados podem reduzir significativamente as taxas de transação devido à eficiência aprimorada de iniciar e operar um mercado.
Os mercados também podem melhorar a experiência geral do usuário e aumentar o interesse no jogo.
Hearthstone é um jogo de cartas colecionáveis digital extremamente popular criado pela Blizzard Entertainment que tinha mais de 100 milhões de jogadores em 2018.
Hearthstone optou por não ter um mercado para seus cartões, o que deixa oportunidade para outros jogos de cartas colecionáveis digitais que permitem um mercado aberto.
Gods Unchained and SkyWeaver são dois jogos de cartas colecionáveis (TCGs) que têm cartas que podem ser trocadas livremente.
Você também pode ganhar cartas à medida que sobe de nível no jogo.
Os jogadores que não compraram pacotes de cartas ainda poderão melhorar os baralhos padrão do jogo.
É uma sensação emocionante saber que os cartões ganhos têm valor no mundo real e podem ser vendidos ou trocados por outros cartões.
Gods Unchained também permite que os usuários ganhem tokens quando ganham uma partida ou indicam um amigo.
Os próprios tokens desbloqueiam itens raros no jogo e também podem ser trocados gratuitamente.
Um dos jogos mais populares de criptografia é Axie Infinity.
Você batalha com uma equipe de Axies de estimação e os aumenta de nível.
Não há nenhum aspecto da jogabilidade que pareça um jogo de blockchain, mas há o benefício adicional de ser capaz de negociar abertamente os Axies em mercados NFT como o OpenSea.
O jogo se tornou popular e ganhar tokens com o jogo se tornou uma fonte viável de renda para jogadores como o caso que saiu na mídia do brasileiro (FuryosoRJ) que vai deixar a favela por causa do jogo.
Há outro jogo popular Dark Forest onde você pode explorar planetas diferentes e coletar NFTs de artefato em novos planetas, que dão bônus quando anexados ao planeta.
Ser capaz de descobrir e coletar esses itens ou até mesmo vencê-los em uma batalha e depois comercializá-los em mercados descentralizados pode tornar o jogo ainda mais divertido.
Uma preocupação em tornar os itens do jogo negociáveis é que a capacidade de trocar itens pode afetar negativamente a jogabilidade, pois as pessoas estão focadas em extrair valor do sistema ou apenas os jogadores que estão dispostos a pagar muito dinheiro por itens podem desfrutar do jogo.
O que são Tokens sociais?
A área emergente de tokens sociais cresceu significativamente em 2020.
Os tokens sociais são uma ampla categoria de tokens emitidos por indivíduos e comunidades.
Este termo abrange outros termos semelhantes, como token pessoal, token de comunidade e token de criador.
Até agora não houve um termo padronizado, mas usarei tokens sociais para me referir à categoria mais ampla.
Os tokens sociais permitem que os criadores e as comunidades tenham mais propriedade sobre o que estão construindo, o que é extremamente empolgante.
Os primeiros experimentos de tokens sociais envolviam pessoas que tokenizavam seu tempo.
Por exemplo, Reuben Bramanathan, que anteriormente trabalhou com jurídico e de produto na Coinbase, tokenizou seu tempo, onde 1 $ CSNL token igualou 1 hora de seu tempo e foi negociado livremente.
Também vimos pessoas tentando tokenizar parte de sua renda futura.
Plataformas como Roll e Coinvise tornam mais fácil para as pessoas emitir seu próprio token.
Um exemplo proeminente de um token social é $ RAC, um token da comunidade pelo artista vencedor do Grammy RAC, emitido através da Zora.
Os detentores de token obtêm acesso a um grupo Discord privado e recebem acesso antecipado a itens com mais vantagens a serem adicionadas no futuro.
O token foi distribuído retroativamente a seus apoiadores, incluindo os apoiadores do Bandcamp e do Patreon, pessoas que compraram mercadorias, e será distribuído a todos os apoiadores do Twitch.
Isso permite que os criadores interajam diretamente e recompensem seus primeiros apoiadores.
Uma das ferramentas que permitiu uma nova onda de tokens sociais foi Collab.Land , que construiu um bot Telegram e Discord que se conecta a uma carteira Ethereum para verificar o saldo de tokens antes de entrar em um grupo de bate-papo.
Isso permitiu a criação de grupos com permissão de tokens, como $ JAMM e $ KARMA com seus tokens nativos, o que ajudou a garantir que aqueles que se juntaram ao grupo tivessem um certo nível de aparência no jogo.
Outro recurso do Collab.Land é uma tabela de classificação que controla quem mais contribuiu para o grupo de bate-papo.
Você pode imaginar recompensas simbólicas distribuídas para aqueles com os maiores níveis de participação para recompensar o engajamento.
Outra ferramenta útil de tokens sociais é o Unite Community, que permite que os criadores distribuam facilmente seus tokens aos seguidores por meio de seus canais de mídia social e recompensem o envolvimento.
A parte interessante sobre tokens sociais é que podem representar qualquer coisa, desde o tempo de uma pessoa até o acesso especializado à propriedade coletiva de uma comunidade.
Há muito potencial para tokens sociais e espero que muitos mais criadores os emitam no futuro.
Qual o futuro dos NFTs?
Esses são apenas alguns dos muitos casos de uso possíveis e que ganharam alguma força.
Provavelmente haverá um aumento significativo na adoção de NFT nos próximos anos.
Ativos tradicionais, como a conversão de ações em token, parece uma progressão clara no futuro, pois tornaria a transferência deles muito mais eficiente.
Em seguida, veremos a tokenização que une o mundo tradicional, mas adiciona novas possibilidades, como espaço publicitário representado como um NFT, onde você pode vender direitos de publicidade para um site e tê-los livremente negociável.
Esta seria uma forma de imóvel digital.
Esses NFTs permitiriam que as pessoas apostassem que um site terá muita tração e que o espaço publicitário se tornará mais valioso.
Existem alguns aspectos da experiência do usuário que precisam ser melhorados para que os NFTs se tornem mais acessíveis.
Precisa melhorar o dimensionamento, pois as taxas de transação podem tornar algumas transações muito caras ou inviáveis.
A pesquisa de escalonamento já está em andamento com muitas equipes diferentes na Ethereum trabalhando em soluções de escalonamento e também estamos vendo outros blockchains sendo construídos que são fornecidos especificamente para este caso de uso.
Outro ponto de atrito com os NFTs é que os detentores precisarão autocuidá-los.
No entanto, essa complexidade pode ser eliminada com carteiras fáceis de usar que facilitam a integração e oferecem suporte a recursos como PIN, biometria e recuperação de conta social.
Estou otimista de que eles serão desenvolvidos com o tempo e veremos uma grande onda de criatividade e experimentação no espaço NFT.
Se você quiser entrar em contato sobre ideias ou projetos interessantes do NFT, comente abaixo.
Artigos Relacionados:
Como ser afiliado da Amazon e ganhar mais de R$1.000,00 por mês?
Como criar um blog e fazer 100 mil reais por mês
107 ideias de negócios 2022: Negócios em alta e lucrativos
O que é o metaverso? Devo me importar?
Como criar uma marca de sucesso em 2022?
7 lições do livro A Startup Enxuta de Eric Ries
7 lições: livro Onde os Sonhos Acontecem de Robert Iger
7 lições do Livro De Zero a Um de Peter Thiel
Livro Trabalhe 4 horas por semana: 7 lições de Tim Ferriss
6 métricas do site que você precisa acompanhar (+ como melhorá-las)