Nomes de domínio e SEO em 2022: o que você precisa saber

Você está planejando começar um novo site?

Ou você está considerando uma reformulação da marca de seu site atual?

Se você está procurando investir em um novo domínio ou pensando em como as métricas de domínio devem impactar suas decisões de marketing, aqui está uma rápida visão geral do que os empreendedores devem saber sobre nomes de domínio e SEO.

Registro BR | Nomes de domínio e SEO

Seu nome de domínio afeta sua visibilidade de pesquisa orgânica?

A resposta curta é sim.

A resposta longa é: não é mais o poderoso sinal de algoritmo de pesquisa que costumava ser há cerca de dez anos, mas ainda há fatores diretos e indiretos que seu nome de domínio pode contribuir para a visibilidade de sua pesquisa orgânica.

Vamos revisar todos esses fatores diretos e indiretos:

Palavras-chave no nome do domínio

image 76
Palavra-chave – Âmbito Jurídico

Palavras-chave costumavam ser um fator importante de classificação: costumava levar algumas semanas para um domínio ser classificado para suas palavras-chave de correspondência exata. 

Não é mais tão direto ou fácil, embora os webmasters atentos ao SEO tenham dificuldade em deixar essa tática para trás.

Com base em minhas próprias observações, as palavras-chave em um nome de domínio não importam mais do que as palavras-chave em um URL. 

Em outras palavras, você pode investir em um nome de domínio focado em palavras-chave, mas obter o mesmo resultado simplesmente criando uma nova página que teria essas palavras-chave em seu URL.

Palavras-chave em um nome de domínio ainda podem ser úteis:

  • Para criar associações instantâneas de tópicos com sua marca
  • Para obter alguns cliques extras de pessoas que verão essa palavra-chave no Google SERPs (mais sobre isso abaixo)

Por exemplo, o Facebook é dono do domínio meta.com. Novo nome da empresa.

image 74

Como isso se aplica à sua estratégia de SEO?

Agora que as palavras-chave em um nome de domínio não importam mais, você não precisa da palavra-chave de correspondência exata em seu domínio para criar associações de nicho

Você pode ir com sinônimos ou conceitos relacionados. 

Por exemplo, se “moda” é sua palavra-chave principal, você pode se dar bem com “estilo” ou mesmo “fantasia”.

Para ajudá-lo a pensar em todas as palavras que você pode usar para encontrar um domínio interessante e relevante, experimente o Sinônimos, uma ferramenta de pesquisa semântica que permite encontrar conceitos subjacentes e relacionados:

image 75

Clicabilidade do nome de domínio

A clicabilidade é um fator temporal, ou seja, se sua lista de pesquisa for ativamente clicada, ela subirá para uma posição mais alta, mas apenas por alguns dias. 

Isso foi testado e comprovado por muito tempo. Sabemos que funciona e que inflar os cliques é bastante inútil, pois você perderá essas classificações mais altas assim que os cliques ficarem mais lentos.

O que é muito mais importante é:

  • Taxa de cliques consistente, um pouco maior do que a de seus vizinhos orgânicos
  • Engajamento significativo na página após um clique na pesquisa orgânica

Seu nome de domínio deve criar associações de tópicos positivas e ser cativante o suficiente para obter alguns cliques. 

Se você investir tempo e esforço em sua marca, com o tempo seu domínio também será mais reconhecido e trará ainda mais cliques. 

Por exemplo, sempre percorro os resultados até ver um nome de blog que conheço. Tenho certeza de que muitas pessoas fazem o mesmo.

Portanto, escolher um nome de domínio que seja fácil de lembrar e rápido de reconhecer é sempre uma boa ideia.

Por isso, escolhemos o nome Evah para a nossa marca de chás naturais. É curto, fácil de lembrar e remete a um nome feminino.

image 77

A partir daí, tudo o que importa é o engajamento na página que não tem nada a ver com o seu nome de domínio. 

Sabemos que o Google está prestando atenção ao engajamento na página porque se você voltar aos resultados da pesquisa muito rápido, o Google sabe que você não encontrou o que estava procurando e tentará ajudá-lo.

Como isso se aplica à sua estratégia de SEO?

Melhorar seu envolvimento na página é muito mais importante do que obter mais cliques.

Certifique-se de aproveitar ao máximo cada clique: crie métodos adicionais de engajamento na página para fazer com que essas pessoas interajam com seu site. 

Isso pode incluir qualquer coisa, desde a instalação de pop-ups de saída e notificações push e até o uso de chat. 

Ambos os métodos usam personalização para reter os visitantes da sua página e incentivá-los a continuar sua jornada pelo site.

Se você vende serviços, pode convidar pessoas para agendar uma ligação com você imediatamente ou fazer uma consulta gratuita.

image 78

Diversificar seus CTAs é uma boa maneira de melhorar suas conversões:

Usando ferramentas como o Google Analytics, você pode identificar como cada página está fazendo um trabalho melhor, envolvendo os usuários do seu site:

image 79

Domínios de nível superior

O domínio de nível superior é o último segmento de um nome de domínio, é basicamente o que você vê após o ponto. 

Os domínios de nível superior têm sido uma fonte de constantes teorias e suposições de SEO (e, francamente, mitos). 

Esses incluem:

  • O Google favorece os domínios .com
  • O Google atribui mais poder aos backlinks que apontam para seu site com base nos domínios de nível superior de onde eles vêm

É hora de deixarmos essas duas teorias para trás.

Como isso se aplica à sua estratégia de SEO?

As únicas ocasiões em que um domínio de nível superior é importante são:

  • Quando você tem um nome de domínio local (o Google atenderia os domínios locais principalmente no local a que se refere. Por exemplo, se você pesquisar no Reino Unido, o Google provavelmente dará preferência aos domínios co.uk)
  • Quando um site .gov.br o vincula. Isso pode ser uma questão de correlação em vez de causa: os sites .gov.br apenas têm mais backlinks e confiança, mas eu sei que se você receber um link de uma página .gov.br, sua classificação aumentará.

Em todos os outros casos, um domínio de nível superior não importa. 

Pelo contrário, pode ser hora de olharmos para domínios alternativos de nível superior, porque você será capaz de arrebatar um nome de marca legal que ainda está disponível. Namify é uma ferramenta legal para usar para isso:

image 80

Namify usa inteligência artificial para gerar nomes de marcas que contenham sua palavra-chave e cria associações interessantes de nicho.

Idade do domínio

Por fim, a idade do domínio é outro fator frequentemente discutido pelos proprietários de sites. 

Se você está pensando em investir em um nome de domínio que foi usado anteriormente, aqui está o que você deve saber:

  • A idade do domínio não importa tanto quanto seu histórico: fique longe de domínios que podem ter algum histórico negativo (links questionáveis ​​apontando para esse domínio e as penalidades consequentes que podem ser transferidas para o seu site)
  • A idade do domínio não é tão importante quanto a idade do site, ou seja, quando o Google descobriu esse site pela primeira vez. 

Se você ler as Diretrizes de Qualidade do Google, perceberá que um “nome de domínio” quase nunca é mencionado. 

O Google fala sobre a idade e autoridade do site, mas nunca sobre um nome de domínio.

Com isso dito, se você está comprando um nome de domínio com base em sua idade, não é um investimento muito inteligente.

Como isso se aplica à sua estratégia de SEO?

image 81

Se você considerar a compra de um domínio existente, verifique o Ahrefs ou a Semrush para ver se há quedas ou declínios no tráfego ou nas classificações que podem sinalizar uma penalidade potencial que pode ser difícil de eliminar.

Autoridade de domínio

Simplificando, a autoridade de domínio não existe.

As ferramentas de SEO podem usá-lo para classificar sites, mas o Google não o está usando para nada que os Googlers tenham confirmado repetidamente.

O Google está usando backlinks para atribuir autoridade a uma página da web (o que é um dos muitos fatores de classificação).

A página inicial do site geralmente tem a autoridade máxima porque TODAS as páginas do site estão vinculadas a ela.

Como isso se aplica à sua estratégia de SEO?

Quando você está criando links ou analisando seus backlinks atuais, os domínios de nível superior não devem realmente fazer parte de sua estratégia. 

Eles quase não importam. O que você realmente precisa se concentrar é se esses backlinks enviam tráfego e também se são indexados e/ou armazenados em cache pelo Google. 

Link Checker é uma ferramenta legal que pode ajudá-lo.

image 82

Conclusão

  • Palavras-chave em um nome de domínio não importam tanto quanto antes, mas são úteis na criação de associações de tópicos.
  • Palavras-chave em um nome de domínio podem melhorar seu CTR orgânico, mas os fatores na página são muito mais importantes, portanto, concentre-se melhorar eles.
  • Não se estresse em encontrar um domínio .com ou .com.br. Qualquer outro domínio de nível superior (exceto os locais) servirá também, em termos de SEO.
  • Não invista em um domínio pela sua “idade”. A idade do domínio não é uma métrica, mas um domínio antigo pode causar danos, pois pode carregar as penalidades anteriores.
  • Autoridade de domínio não existe. Basta deixar essa métrica para trás. Se você precisa de uma métrica para avaliar a qualidade do site, use seu tráfego, conforme Ahrefs, Semrush, Alexa ou SimilarWeb.
saraiva autor info

Gustavo Saraiva

É empreendedor digital, investidor e cofundador do Doutor Multas, sócio do Âmbito Jurídico e sócio da Evah. É colunista do UOL, JUS, Icarros e escreve para dezenas de portais, revistas e jornais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.