Moz, SEMrush ou Ahrefs: Qual ferramenta de SEO é a melhor?

Moz, SEMrush ou Ahrefs são as três principais ferramentas de SEO do mercado. 

Eles permitem que você faça pesquisa de palavras-chave, análise de concorrência, acompanhe rankings de SEO, monitore backlinks e muito mais.

Neste guia, vou comparar os prós e contras de Semrush vs Ahrefs vs Moz para descobrir qual é o melhor.

Comparando Semrush x Ahrefs x Moz

Por que usar uma ferramenta de SEO para seu negócio online? Moz, SEMrush ou Ahrefs?

Uma ferramenta de SEO ajuda você a melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca. 

Escolher a ferramenta de SEO certa ajuda você a obter mais tráfego dos mecanismos de pesquisa e a expandir seus negócios.

A seguir estão apenas algumas coisas que você pode fazer com Semrush, Ahrefs ou Moz.

Acompanhe suas classificações nos mecanismos de pesquisa

Todas as três plataformas permitem que você acompanhe facilmente suas classificações nos mecanismos de pesquisa. 

Você pode simplesmente adicionar o URL do seu site para ver como seu site está se saindo na pesquisa. 

Você também pode rastrear palavras-chave manualmente e monitorar seus rankings de pesquisa.

Otimize seu conteúdo para classificações mais altas

Todas as três ferramentas de software de SEO ajudam você a otimizar o conteúdo para classificações mais altas. Eles incluem ferramentas de auditoria de site e conteúdo que fornecem dicas facilmente acionáveis ​​para melhorar seu SEO.

Acompanhar Concorrentes

Você também pode espionar seus concorrentes com a mesma facilidade com que monitoraria seu próprio site. Você pode ver quem está vinculando seus concorrentes, para quais palavras-chave eles estão classificando e, em seguida, superá-los em todas essas palavras-chave.

Encontre ideias de palavras-chave

Lutando com ideias de palavras-chave para obter mais tráfego? Todas as principais ferramentas de software de SEO ajudam você a encontrar ideias de palavras-chave com volumes de pesquisa mais altos que você pode classificar facilmente.

Rastrear backlinks

Esses softwares de SEO ajudam a rastrear backlinks para qualquer URL em seu site ou nome de domínio. Você pode ver quem linka para seu site e melhorar sua estratégia de criação de links com insights reais.

Estas são apenas as principais vantagens de usar uma ferramenta de software de SEO para o seu site.

Dependendo de qual plataforma você escolher, você também obterá muitos outros recursos, como ideias de palavras-chave para publicidade paga (PPC), análise de mídia social, SEO local, ferramentas de marketing de conteúdo, pesquisa de palavras-chave, SEO na página e muito mais.

Dito isto, agora vamos dar uma olhada em cada uma dessas três principais plataformas de SEO e como elas se comparam em termos de recursos, facilidade de uso e preços.

1. Semrush

Site Semrush

Semrush é uma das melhores ferramentas de SEO do mercado. 

Foi fundado em 2008 como uma extensão de SEO do Firefox chamada SEO Digger, que mais tarde foi renomeada para SeoQuake e depois se tornou Semrush.

O Semrush oferece uma plataforma tudo-em-um incrivelmente poderosa para gerenciar sua estratégia de pesquisa e marketing de conteúdo sob o mesmo teto.

Vamos dar uma olhada em alguns dos recursos do Semrush.

Características do Semrush:

  • Ferramenta de pesquisa de palavras-chave – Encontre ideias de palavras-chave e acompanhe seu desempenho em qualquer palavra-chave.
  • Pesquisa de concorrência – Espie seus concorrentes, veja suas palavras-chave orgânicas e pagas e o conteúdo principal. Não tem certeza sobre quem são seus concorrentes? Basta digitar seu próprio nome de domínio para descobrir seus concorrentes.
  • Monitoramento de SEO local – gerencie sua listagem, realize uma auditoria no site, acompanhe a posição de pesquisa e muito mais.
  • Monitoramento abrangente de publicidade – ferramenta de palavras-chave PPC, monitoramento de domínio, ferramenta de pesquisa de publicidade e muito mais.
  • Mídia Social – Publique anúncios diretamente em plataformas de mídia social, acompanhe postagens de mídia social e pesquise anúncios de mídia social.
  • Ferramenta de análise de conteúdo – Verifique o desempenho de SEO do seu conteúdo com dicas práticas para melhorá-lo.
  • Belos relatórios – Você pode gerar e baixar belos relatórios para projetos individuais. Você também pode criar relatórios personalizados para diferentes domínios, URLs ou palavras-chave.

Quando se trata de recursos, Semrush é o software de SEO mais abrangente do mercado.

Fácil de usar:

O Semrush oferece uma tonelada de dados que podem ser esmagadores para um novo usuário.

Felizmente, ele oferece o painel mais fácil de usar que simplesmente funciona. Há uma barra de pesquisa na parte superior, onde você pode adicionar qualquer domínio, palavra-chave ou URL para começar.

Painel Semrush

À esquerda, você obtém todas as ferramentas em um layout bem organizado. Cada seção vem com seu próprio painel que funciona de maneira semelhante à ferramenta de pesquisa principal. Por exemplo, aqui está o painel de marketing de conteúdo.

Painel de marketing de conteúdo no Semrush

A Semrush oferece uma central de ajuda robusta com vários guias de instruções e tutoriais para ajudar você a começar. Eles também uma base de conhecimento e Semrush Academy onde você tem acesso a dezenas de cursos de SEO.

Suporte Semrush

Preço Semrush: a partir de $ 99,5 / mês

Nossa classificação: A+

A Semrush oferece o kit de ferramentas de software de SEO mais abrangente do mercado. Os dados por trás da plataforma da Semrush são enormes, o que dá acesso a informações incríveis sobre marketing de mecanismos de busca.

Mais importante ainda, achamos que o Semrush é a ferramenta de SEO mais amigável para iniciantes. Depois de inserir um URL ou palavra-chave, ele fornece todas as informações necessárias em um formato fácil de entender.

Os usuários do WPBeginner podem usar nosso cupom Semrush para obter uma avaliação gratuita de 30 dias.

2. Ahrefs

Site da Ahrefs

Ahrefs é outra ferramenta de SEO top no mercado com um kit de ferramentas abrangente. Fundada em 2010 como uma ferramenta de exploração de sites, a Ahrefs se tornou uma plataforma de SEO completa para empresas, agências e profissionais de SEO.

Ele vem com todos os recursos que você obteria com qualquer outro software de SEO em uma interface mais simples e toneladas de recursos de aprendizado.

Características do Ahref:

  • Auditoria do site – Ahrefs vem com uma poderosa ferramenta de auditoria do site que você pode usar para otimizar seu site
  • Site Explorer – Espie os sites de seus concorrentes com a ferramenta de exploração de sites da Ahrefs. Desbloqueie suas principais palavras-chave e conteúdo e saiba por que eles têm uma classificação mais alta nesses termos de pesquisa.
  • Explorador de palavras-chave – Descubra ideias de palavras-chave para o seu nome de domínio e acompanhe seu desempenho de pesquisa em diferentes palavras-chave.
  • Content Explorer – Encontre o conteúdo mais popular para qualquer palavra-chave/tópico. Veja exatamente por que eles têm uma classificação mais alta e replique sua estratégia em seu próprio conteúdo.
  • Dados de cliques – Ahrefs fornece dados de cliques para palavras-chave que ajudam você a entender não apenas o volume de pesquisa, mas também uma taxa de cliques estimada.
  • Rastreador de palavras-chave – rastreie facilmente SERPs para palavras-chave específicas. Você pode filtrar o rastreamento por localização geográfica, desktop e celular.

Ahrefs fornece todas as ferramentas que você deseja em seu kit de ferramentas de SEO. No entanto, faltam dados de publicidade PPC para pesquisa de palavras-chave. Também carece de ferramentas de monitoramento de mídia social quando comparado ao Semrush.

Facilidade de uso do Ahrefs:

O Ahrefs é muito fácil de usar imediatamente. Eles oferecem um painel simples com todas as ferramentas organizadas em diferentes seções.

Painel Ahrefs

Navegar em cada ferramenta é bastante fácil e você pode encontrar ajuda na tela enquanto explora diferentes áreas. Eles também têm um ícone de ajuda instantânea em cada página para que você possa chegar à equipe de suporte muito mais rapidamente.

Suporte Ahrefs

Ahrefs tem uma extensa biblioteca de artigos, guias de instruções, tutoriais em vídeo e recursos de SEO. Eles são úteis se você não estiver familiarizado com uma ferramenta específica e quiser aprender como tirar o máximo proveito dela.

Preços Ahrefs: A partir de $ 99 por mês.

Nossa classificação: A

Ahrefs oferece um kit de ferramentas completo para gerenciar SEO para seu site e negócios online. É fácil de usar e oferece ajuda mais proativa em toda a plataforma do que outras ferramentas. Ele não possui monitoramento de mídia social e recursos de campanha PPC oferecidos pela Semrush, o que pode ser um fator decisivo para alguns usuários que desejam rastrear aqueles dentro de sua plataforma de SEO.

3. Moz

Site da Moz

Moz é outro concorrente popular para o melhor kit de ferramentas de software de SEO do mercado. Fundada em 2004 como uma comunidade online chamada SEOmoz, que mais tarde se tornou uma agência de consultoria e depois um kit de ferramentas de SEO.

Eles oferecem um kit de ferramentas profissional para pequenas empresas, profissionais de SEO e agências.

Vamos dar uma olhada em alguns dos recursos do Moz e ver como eles se comparam à concorrência.

Características do Moz:

  • Ferramenta de pesquisa de palavras-chave – A Moz oferece uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave fácil de usar. Basta digitar um nome de domínio para obter as palavras-chave mais bem classificadas.
  • Ferramenta de auditoria do site – Realize uma auditoria completa do site para ver como seu site está se saindo na pesquisa. A ferramenta mostra erros, problemas de rastreamento e faz recomendações acionáveis
  • SEO na página – Obtenha dicas de otimização de conteúdo para palavras-chave e URLs, encontre tópicos semelhantes e siga um guia passo a passo para melhorar o conteúdo existente
  • Pesquisa de backlinks – A Moz vem com uma ferramenta de rastreamento de links que permite monitorar o backlink do seu site.
  • Gerar relatórios – Você pode baixar os relatórios automáticos ou criar seus próprios relatórios personalizados. A Moz também fornece modelos para gerar relatórios facilmente para domínios, URLs e palavras-chave.

A Moz oferece todo o básico que você precisa para gerenciar o SEO do seu site. No entanto, falta muitos recursos incluídos nas outras duas plataformas.

Fácil de usar:

A Moz oferece um painel semelhante às outras duas ferramentas de SEO mencionadas acima. Após o login, você obtém uma visão geral rápida de seus projetos com gráficos e um resumo.

Painel da Moz

Diferentes ferramentas de SEO são organizadas em uma coluna da barra lateral. Cada seção vem com uma interface fácil que facilita a compreensão e o acompanhamento.

Explorador de palavras-chave Moz

A plataforma também possui uma extensa seção de ajuda com guias detalhados, tutoriais e artigos.

Suporte Moz

Preço: a partir de $ 99 por mês

Nossa classificação : B+

A Moz oferece uma plataforma robusta para gerenciar o SEO do seu site. No entanto, falta muitos dos recursos disponíveis nos outros concorrentes da lista. Por exemplo, rastreamento de publicidade, monitoramento de mídia social, ferramenta de otimização de conteúdo e muito mais.

Ferramenta de bônus: tudo em um SEO

AIOSEO

All in One SEO para WordPress é o melhor plugin de SEO para WordPress no mercado. É o companheiro perfeito para os 3 principais softwares de SEO mencionados acima.

Ele ajuda você a otimizar facilmente seu site WordPress para SEO. É amigável para iniciantes e funciona imediatamente para usuários que não possuem nenhuma habilidade técnica de SEO.

Tudo em um Recursos de SEO:

  • TruSEO On-Page Analysis – All in One SEO fornece uma pontuação de SEO na página à medida que você cria conteúdo em seu site com dicas fáceis para melhorar o SEO antes de publicá-lo.
  • Rich Snippets – Vem com suporte completo para marcação Schema que permite que seu site apareça em rich results.
  • XML Sitemaps – Sitemaps XML avançados para o seu site WordPress que você pode configurar facilmente
  • SEO local – vem com suporte de SEO local para melhorar o desempenho do seu site nas pesquisas locais.
  • SEO de comércio eletrônico – O SEO All in One funciona fora da caixa para sites de comércio eletrônico.
  • Auditoria de SEO – Realize uma auditoria de SEO em todo o site com uma lista de verificação acionável

Para mais detalhes, veja nosso guia completo sobre como configurar o All in One SEO para WordPress .

Fácil de usar:

All in One SEO é incrivelmente fácil de usar. Ele vem com um assistente de configuração que orienta você pela configuração básica, independentemente do nível de habilidade e experiência em SEO.

Assistente de configuração de SEO All in One

Ele se integra ao seu site WordPress. Isso permite que você torne o SEO parte integrante de sua rotina e prepare seu conteúdo para SEO enquanto trabalha em seu site.

Configurações de título e metatag no AIOSEO

Ele sai do seu caminho e permite que você se concentre na criação de conteúdo. Ao mesmo tempo, usuários avançados podem definir configurações e usar uma abordagem mais prática para ajustar as configurações de SEO para diferentes partes do site.

Preço: A partir de $ 49,50 por ano ( versão gratuita disponível)

Nossa classificação: A+

Recomendamos o uso do All in One SEO para WordPress em todos os sites. Ele ajuda você a gerenciar facilmente o SEO no site e funciona muito bem com qualquer um dos 3 principais softwares de SEO mencionados acima.

Semrush vs Ahrefs vs Moz – Qual é o melhor?

Descobrimos que o Semrush é a melhor ferramenta de software de SEO do mercado. Ele supera a concorrência em termos de recursos, facilidade de uso e custo-benefício.

Para proprietários de sites, recomendamos o uso do Semrush com All in One SEO. Isso oferece ferramentas incríveis para gerenciar SEO no site e fora do site.

Nossa segunda escolha seria Ahrefs. Embora falte alguns recursos oferecidos pelo Semrush, ainda é um ótimo kit de ferramentas de SEO.

Artigos relacionados:

Nomes de domínio e SEO em 2022: o que você precisa saber

Como obter mais tráfego do Google em 2022

Palavras-chave: As 10 melhores ferramentas em 2022

Nomes de domínio e SEO em 2022: o que você precisa saber

10 estratégias de SEO em 2022 (comprovadas)

Taxa de rejeição: como entender essa métrica

21 melhores ferramentas de SEO (opções gratuitas)

Guia SEO 2022: Quais as melhores dicas?

saraiva autor info

Gustavo Saraiva

É empreendedor digital, investidor e cofundador do Doutor Multas, sócio do Âmbito Jurídico e sócio da Evah. É colunista do UOL, JUS, Icarros e escreve para dezenas de portais, revistas e jornais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.