11 lições do Livro O Poder do Agora por Eckhart Tolle
Eckhart Tolle no livro O Poder do Agora: um guia para a iluminação espiritual explora a presença, o pensamento e a espiritualidade.
Com o objetivo para ajudá-lo a entender o que significa estar presente no agora, como o pensamento e a não aceitação conduzem a muita dor e como viver uma vida que reduz o sofrimento.
Neste artigo vou compartilhar o meu resumo do livro O Poder do Agora e também, o que eu aprendi e no final as 11 lições que foram mais valiosas para mim.
Ganhamos esse livro para a biblioteca do Doutor Multas do Goron, meu amigo e pessoa incrível (ele sempre me faz lembrar que só existe o agora).
Sobre o livro o Poder do Agora
O livro O Poder do Agora: um guia para a iluminação espiritual foi escrito em grande parte no formato de perguntas e respostas, com curadoria de perguntas que Tolle respondeu ao longo de anos de ensino e oratória.
Essa abordagem pretende abordar as perguntas e confusões que os leitores provavelmente terão ao ler o livro.
O Poder do Agora propõe que a única maneira de encontrar a verdadeira paz e realização é estando única e intensamente presente em cada momento.
Quanto mais vivemos no agora, mais somos capazes de nos conectar com nosso verdadeiro eu e experimentar a vida plenamente.
O problema: gastamos muito do nosso tempo consumidos em pensamentos
O que vou fazer para o jantar esta noite? Eu deveria ter falado durante aquela reunião. Eu realmente quero aquele carro. Tenho que me lembrar de comprar pão e ovos no caminho para casa.
Todos esses pensamentos nos distraem de experimentar o momento presente.
Nossos pensamentos intermináveis geralmente se concentram no passado ou no futuro.
No entanto, não temos controle sobre qualquer um – o passado acabou e o futuro ainda não chegou – então estamos em um ciclo interminável de desperdício de nossa energia mental e emocional em coisas que não podemos controlar.
O único momento em que podemos impactar é o presente.
Quando você se concentra no passado, sente culpa, arrependimento, ressentimento, tristeza, amargura e falta de perdão.
Você também carrega velhas mágoas do seu corpo, a entidade invisível de dor cumulativa que você experimentou em sua vida.
Quando você se concentra demais no futuro, cria ansiedade, tensão, estresse e preocupação.
Seu ego causa problemas
Por que tantos de nós estamos enlouquecendo pensando sobre coisas que não podemos controlar e nos distraindo do momento real que estamos vivenciando agora?
A voz interior em sua cabeça, chamada ego, é responsável por esse monólogo interno sem fim.
O ego é uma parte da sua mente que tenta controlar seus pensamentos, emoções e comportamento.
- Seu ego projeta uma falsa identidade. O ego diz a você que suas memórias, experiências, religião, educação, educação, carreira, gênero, crenças políticas e nacionalidade fazem de você quem você é.
- Na verdade, seu ego está distraindo você de se conectar com seu verdadeiro eu ou Ser. Seu Ser é uma energia mais pura que vive dentro de você, não afetada por forças e circunstâncias externas.
- Você só pode ser o seu verdadeiro eu quando estiver presente, quando seus pensamentos não estiverem focados no passado, no futuro ou na falsa identidade criada pelo ego. Ao se conectar com o seu verdadeiro eu por meio da presença, você acessa a paz interior.
- Você pode se desconectar do seu ego e se conectar com o seu verdadeiro eu observando seus pensamentos, como se você fosse uma testemunha de sua própria mente.
- Quando você consegue se separar de seus pensamentos – mesmo que apenas por um momento – então você se desconectou brevemente de seu ego. Nesse momento, você estava totalmente presente e em contato com o seu verdadeiro eu.
A solução: esteja presente em cada momento
O passado só existe em memórias e o futuro só existe em projeções, então, quando você está presente, você experimenta o único momento que é real – agora.
A presença é o único antídoto para o controle do ego.
Grande parte da nossa dor e angústia é auto-imposta, por alimentar a negatividade e o poder do ego de preencher nossas mentes com preocupações sobre o passado e o futuro.
Estar presente não muda suas circunstâncias externas. Quando enfrentamos adversidades na vida, estar presente nos permite enfrentá-las momento a momento.
O estresse adicional proveniente de nossos pensamentos preocupados e controlados pelo ego só faz com que os obstáculos pareçam mais opressores.
Quando estamos presentes, temos mais capacidade mental para enfrentar esses desafios.
A vida consiste em ciclos de sucesso e fracasso; cada um é um precedente necessário do outro.
Quando você está presente, deve aceitar os baixos tanto quanto os altos como parte da realidade do Agora.
Por que lutar contra um ciclo inevitável?
Se você deseja que uma situação seja diferente de alguma forma, então seus pensamentos estão no passado, no futuro ou em algum cenário hipotético – e você não está no presente.
Se você está enfrentando uma situação difícil ou desagradável, você tem três opções:
Mude a situação (se puder).
Deixe a situação (se puder).
Aceite como é.
Se você não pode mudar ou abandonar a situação, você pode ser forçado a aceitá-la para sempre, ou pelo menos até que as coisas mudem e você possa tomar outra ação mais tarde.
Aceitar o presente significa reconhecer que ele já existe e que nenhuma quantidade de desejos, reclamações ou preocupações mudará este momento atual.
Você pode, no entanto, realizar uma das duas primeiras ações e tomar medidas para mudar ou abandonar a situação.
Parece mais fácil falar do que fazer? Presença é um conceito simples, mas não necessariamente uma prática fácil.
A maioria de nós tem o hábito de deixar nossos egos comandarem o show, então manter nosso foco no presente será como um músculo que você fortalece com o tempo e a prática.
Como estar mais presente
Exploraremos como colocar isso em prática e estar mais presente em sua vida cotidiana. A chave é manter a consciência tanto de sua mente quanto de seu corpo.
Seu corpo é uma porta de entrada para seu estado mental e emocional.
Você já olhou para baixo durante uma conversa tensa e percebeu que seus punhos estão cerrados?
Ou acordar de manhã e perceber que estava rangendo os dentes durante o sono?
Ou desistir de trabalhar intensamente em um projeto e sentir como seu pescoço está tenso?
Você pode não ter registrado conscientemente o quão estressado ou tenso estava, mas seu corpo lhe dá sinais reveladores.
Deixe seu corpo lhe dar uma dica de quando você precisar parar um momento e trazer seu foco de volta ao presente.
Da mesma forma, seu corpo é uma ferramenta para trazer sua mente de volta ao presente. Colocar o foco em seu corpo trará sua mente de volta para onde você está neste momento.
Conecte-se com o corpo interno ou com o seu estado interno de ser: preste atenção à sua respiração.
Relaxe seu corpo. Feche seus olhos. Faça algumas respirações profundas.
Quanto mais você conseguir se conectar com seu corpo interior, mais presença você será capaz de manter.
Uma vez que você esteja presente, você não ficará lá – você precisará se lembrar e praticar, e eventualmente você passará mais tempo no Agora.
Benefícios para os outros por estarem presentes
Estar presente beneficia você e também as pessoas ao seu redor.
A presença permite que você tenha conexões e relacionamentos verdadeiros com outras pessoas, isso porque você está interagindo com elas de um lugar de paz interior.
Por outro lado, quando seu ego está comandando o show, você frequentemente reage às pessoas com base na preocupação, estresse, medo, ansiedade, culpa, dor ou ressentimento que seu ego está gerando.
Isso afeta tudo, desde as interações do dia-a-dia até amizades e relacionamentos.
11 lições valiosas do livro O Poder do Agora por Eckhart Tolle
1 – Sua vida é agora
“Sua situação de vida existe no tempo. Sua vida é agora. Sua situação de vida é uma coisa mental. Sua vida é real. ”
Eckhart Tolle
Embora seja fácil esquecer, sua vida existe no momento presente, no agora. Por outro lado, sua situação de vida – suas finanças, o estado de sua carreira, seus relacionamentos – são situações que existem em sua mente.
Muitas vezes, permitimos que nossa mente consuma nosso momento presente.
E, ao fazer isso, deixamos de reconhecer a diferença entre nossos pensamentos sobre a realidade e a própria realidade.
2 – Reclamar é não aceitar
“Reclamar é sempre não aceitar o que é.”
Eckhart Tolle
Quando você critica, condena ou reclama, você não está aceitando a realidade.
Em vez disso, você está rejeitando a realidade em favor de suas expectativas ou pensamentos sobre o que a realidade deveria ser.
E, ao fazer isso, você ficará menos feliz do que se aceitasse a situação que está enfrentando e descobrisse um caminho produtivo adiante.
3 – Como lidar com uma situação desagradável
“Se você acha que o seu aqui e agora é insuportável e isso o deixa infeliz, você tem três opções: retirar-se da situação, mudá-la ou aceitá-la totalmente.”
Eckhart Tolle
Quando você se encontra em uma situação infeliz, pode se retirar da situação, mudá-la ou aceitá-la. É isso. Sem reclamar. Sem brigas.
Nenhum sentimento ruim. Você pode deixá-lo, mudá-lo ou aceitá-lo pelo que é.
Eu uso essa estrutura simples para lidar com realidades desagradáveis com muita frequência.
4 – Presença é liberdade de pensamento
“Enquanto você estiver em um estado de presença intensa, você está livre de pensamentos. Você está quieto, mas altamente alerta. No instante em que sua atenção consciente desce abaixo de certo nível, o pensamento surge. O ruído mental retorna; a quietude está perdida. Você está de volta no tempo. ”
Eckhart Tolle
“O pensamento compulsivo se tornou uma doença coletiva.”
Eckhart Tolle
“A maioria das pessoas não sabe ouvir porque a maior parte de sua atenção é ocupada pelo pensamento.”
Eckhart Tolle
O pensamento compulsivo é a norma – a maioria de nós passa a maior parte do tempo pensando.
Em vez de estarmos altamente alertas e livres de pensamentos, requisitos para estarmos no momento presente, permitimos que nossa consciência nos leve ao ruído mental que atrapalha nossos dias.
Mas se aprendermos a escapar da doença coletiva do pensamento compulsivo, poderemos ouvir melhor e viver no presente.
5 – Os perigos da mente nos relacionamentos
“Quando a mente está comandando sua vida, conflitos, contendas e problemas são inevitáveis. Estar em contato com o seu corpo interior cria um espaço claro de não-mente dentro do qual o relacionamento pode florescer. ”
Eckhart Tolle
Não deixe sua mente comandar sua vida.
Se o fizer, será consumido por conflitos internos e problemas, o que piorará seu relacionamento. Em vez disso, crie espaço interior e tranquilidade para permitir que seu relacionamento floresça.
6 – A morte é uma ilusão
“Você então percebe que a morte é uma ilusão, assim como sua identificação com a forma era uma ilusão. O fim da ilusão – isso é tudo o que a morte é. ”
Eckhart Tolle
A morte é um evento – assim como o nascimento, um encontro com um bom amigo e uma grande promoção, é simplesmente uma das coisas que acontecem na vida.
Uma vez que percebemos que a morte é simplesmente uma parte do que significa viver, podemos abandonar nossa obsessão em nos identificar com o estado de estar vivo.
7 – Aceite o seu parceiro
“O maior catalisador para a mudança em um relacionamento é a aceitação total de seu parceiro como ele ou ela é, sem a necessidade de julgá-lo ou mudá-lo de qualquer forma.”
Eckhart Tolle
Se sentir necessidade de julgar ou mudar de parceiro, você causará problemas para o término de seu relacionamento.
No entanto, se decidir aceitar seu parceiro pelo que ele é, você se verá com menos problemas e uma dinâmica mais saudável.
8 – Encontre a felicidade sozinho antes de procurar um parceiro
“Se você não consegue ficar à vontade consigo mesmo quando está sozinho, você buscará um relacionamento para encobrir sua inquietação.”
Eckhart Tolle
Se você não pode passar um dia inteiro sozinho, é um sinal de que você pode ter algum trabalho a fazer.
Se você busca um relacionamento para encobrir seu mal-estar de estar sozinho, nunca resolverá a fonte de seu mal-estar.
Portanto, antes de se comprometer com outra pessoa, certifique-se de ter um conforto interno quando estiver sozinho.
Ao fazer isso, você dará ao seu relacionamento uma chance melhor de florescer.
9 – O que significa perdoar
“Alguém diz a você algo rude ou planejado para magoar. Em vez de entrar em reação inconsciente e negatividade, como ataque, defesa ou recuo, você deixa que tudo passe por você. Não ofereça resistência. É como se não houvesse mais ninguém para se machucar. Isso é perdão. ”
Eckhart Tolle
Se você acha que alguém foi rude com você ou disse algo que o magoou, tente deixar esse sentimento passar por você.
Em vez de se sentir atacado e ficar na defensiva, tente resistir a esses sentimentos.
Quando você consegue fazer isso, e às vezes leva tempo, você realmente perdoou a pessoa.
10 – Compaixão
“Compaixão é a consciência de um vínculo profundo entre você e todas as criaturas.”
Eckhart Tolle
Citei essa citação no elogio que escrevi para o meu pai. Acho que é um belo e simples entendimento do que realmente significa compaixão.
11 – Sofrimento e negatividade só existem no tempo
“Sem tempo, nenhum sofrimento, nenhuma negatividade podem sobreviver.”
Eckhart Tolle
O sofrimento e a negatividade não podem existir no momento presente.
Eles existem no tempo. Eles existem em nossa mente e nas histórias que contamos a nós mesmos sobre os eventos que acontecem em nossas vidas.
O tempo é o meio pelo qual essas emoções negativas prosperam. Se você vive atualmente, o sofrimento e a negatividade não vão durar.
Vale a pena ler o livro O Poder do Agora por Eckhart Tolle
Sim, vale a pena ler o livro. Se gosta de livros de autodesenvolvimento e está interessado em estar mais presente no agora. Esse é um ótimo livro para você.
Inclusive, pretendo ler o novo livro do Eckhart Tolle, chamado Um novo mundo: O despertar de uma nova consciência.
Se quiser vou compartilhar o meu resumo e lições que aprendi aqui com você. Basta comentar abaixo.
Eu estou buscando ficar cada vez mais no presente, aproveitar a jornada e valorizar as pessoas a minha volta.
E, eu desejo que você se encontre e tenha uma vida incrível.
Bom dia Gustavo!
Eu amei esse conteúdo.Quero muito ler o seu resumo.
Muito obrigado 😊
Excelente resumo.
Obrigado por partilhar.
Vamos tentar ler tudo do Eckhart Tolle.
Olá Gustavo,
Seu comentário a respeito do livro me fez compartilhar esse conteúdo com amigos e também saber mais sobre seu resumo. Vou começar a ler ” um novo mundo o Despertar de uma nova consciência”.