Como Ganhar Dinheiro Criando Sites,  Sem Conhecimento sobre Programação? 

Neste artigo, você aprenderá qual o papel que um site desempenha em um negócio, quanto lucro você pode obter com a criação de sites, quais são as opções para obter lucro e muito mais. Leia este artigo até o final para descobrir as respostas para essas e outras perguntas sobre desenvolvimento e monetização de sites.

Porque você precisa de um site ? 

Antes de começarmos a falar sobre como ganhar dinheiro criando sites, vamos descobrir por que as empresas e as pessoas precisam deles.

Um site é uma plataforma  na qual o público-alvo chega, e onde realiza a ação desejada pelo proprietário. Se o site for comercial e seu objetivo principal for vender um produto, a ação alvo será uma compra.

Se o site for informativo e uma pessoa estiver procurando uma resposta para uma pergunta nele, a ação alvo será terminar de ler o artigo. Os sites de informação incluem blogs e fóruns.

Você deve entender exatamente qual objetivo do seu cliente quando for desenvolver o site para ele. 

Em que consiste um site e quantas pessoas estão envolvidas na sua criação ? 

O site consiste em código, e o próprio código são comandos escritos em uma linguagem especial para os navegadores. Os navegadores  lêem os comandos e exibem o site com todas as suas funções.

Na forma clássica, cinco especialistas são necessários para desenvolver um site: um gestor de projetos, um web designer, um desenvolvedor front-end, um desenvolvedor back-end e um gestor de conteúdos.

  • Gestor de projetos

O elo entre o cliente e a equipe. Sua tarefa é ouvir todas as Wishlists do cliente, entender como tudo deve ficar e passar a tarefa para a equipe implementá-la.

  •  Web designer

Responsável pela aparência do futuro site em todos os detalhes: em quais cores as páginas estarão, como os elementos serão organizados, etc.

  •  Desenvolvedores

Depois que o layout chega aos desenvolvedores, eles começam a escrever o código. 

Os desenvolvedores frontend são responsáveis ​​pela aparência do site externamente – botões, menus, etc. 

Desenvolvedores de back-end – para a parte interna do site. Por exemplo, eles são responsáveis ​​por obter tickets para o cliente ou otimizar o site para torná-lo mais rápido e estável. Os desenvolvedores podem ser generalistas e desempenhar as duas funções. 

  •  Gestor de conteúdos

A última etapa na criação de um  site é o preenchimento de conteúdo. Conteúdo são textos, fotos, vídeos e outras informações. O gerenciador de conteúdo é responsável por esta ação.

Um iniciante nem sempre consegue administrar as funções gerenciais e o controle de uma equipe inteira de especialistas. Portanto, iremos a fundo e estudaremos a situação em que você pode lidar com a criação de qualquer site por conta própria.

Criação de sites por encomenda.

Vamos supor que mesmo sendo um iniciante, você já decidiu firmemente ganhar dinheiro criando sites e já encontrou seu primeiro cliente entre seus amigos. Ele te deu um adiantamento para criar um site para sua lanchonete com  entregas.

Se você não possui competências no design ou criação de sites, a melhor opção para criar um projeto seria um construtor de sites.

Os construtores de sites são serviços em que os desenvolvedores empacotam o código em funções específicas e tudo o que você precisa fazer é juntá-los. Se você estiver interessado em escolher tal serviço, veja a revisão neste site. Por exemplo, se você precisar colocar um título no site, ele não precisará ser escrito em código. Será suficiente apenas arrastar o bloco de texto para dentro da seção e escrever o texto desejado dentro dele.

No nosso exemplo com lanchonete, o site deve ter catálogo com pratos, cesta, opção de pagamento online ou no recebimento com entrega. Todas essas funcionalidades já estão disponíveis nos construtores de sites, e você só precisa escolher e arrastar para o lugar desejado no site.

Depois disso, basta escolher um modelo para o site, que já foi feito por um designer profissional, adicionar pratos e configurar o pagamento conforme as instruções. E tudo isso é completamente sem código.

Prós e contras dos construtores

Os construtores de sites, assim como outras ferramentas, têm seus pontos fortes e fracos, e os iniciantes devem ficar atentos a esses recursos, pois seus ganhos com a criação de sites dependerão disso. Vamos vê-los em detalhes:

Prós

  1.   Facilidade de uso

Construtores são criados de tal forma que qualquer iniciante pode facilmente criar um site.

  1. Você não precisa de experiência em programação. 

A escrita de código, pela qual o desenvolvedor é responsável, é a maior despesa em um projeto. Usando o construtor, que não funciona com código, você reduz automaticamente o custo do site.

  1.  Modelos prontos sobre vários tópicos

Além do fato de ser mais fácil criar um site no construtor devido à simplicidade e à falta de código, os desenvolvedores, juntamente com os designers, criam modelos prontos para tópicos populares. 

  1.   Alta velocidade de criação do site

Graças aos templates e à falta de código, o site pode ser montado em questão de horas, mesmo para iniciantes que nunca fizeram nada parecido antes.

  1.    Preço

O preço médio da tarifa dos construtores é de 35 R$ por mês. Ao pagar anualmente, os construtores costumam dar um desconto. 

Contras

  1.   Modelos semelhantes

Como os designers são profissionais, eles usam métodos semelhantes para criar um site. Portanto, em diferentes construtores, você pode ver partes semânticas semelhantes do modelo – por exemplo, uma seção com revisões ou uma seção com benefícios.

  1.   Limitação de funcionalidade

Ao criar um site com uma equipe de desenvolvedores, você pode criar qualquer coisa. Construtores são limitados às funções mais populares. Se você decidiu firmemente que criará um site no construtor, observe com que frequência seus desenvolvedores fazem atualizações e se eles as fazem. 

É possível que você tenha escolhido um construtor moribundo cujos desenvolvedores mantenham apenas a saúde atual nele.

  1.   Sem transferência para outra hospedagem

Em alguns  construtores de sites, não é possível transferir o seu site para outra hospedagem.

Como  encontrar clientes para criação de sites ? 

  1.  Publicidade direta

A fonte mais ideal e gerenciável é a publicidade. Você pode aprender como fazer isso sozinho ou encontrar um profissional.

A opção mais rápida para obter as primeiras aplicações será a publicidade direcionada nas redes sociais e/ou a publicidade contextual nos motores de busca.

  1.  Monitorar solicitações de freelancers 

Em sites populares onde os empregadores procuram freelancers, há várias solicitações para criação de sites. Algumas das plataformas populares são:

  • Freelancer.com
  • workana.com
  • Upwork.com
  • Fiverr.com 
  1.   Escreva sobre suas atividades nas redes sociais

Você pode postar nas mídias sociais sobre o que está fazendo e seus amigos podem contatá-lo pessoalmente ou recomendá-lo a seus amigos que estejam procurando por estes serviços.

Ganhar dinheiro na criação de sites é uma direção lucrativa. Mas o dinheiro não virá imediatamente. É aconselhável desenvolver um portfólio, obter feedback e experiência. Após 3-4 meses, você pode contar com uma renda estável.

Procure clientes em intercâmbios freelancer, sites de empregos, redes sociais e cursos de criação de sites. Além disso, participe da promoção do mecanismo de pesquisa do seu site de cartão de visita e conecte a publicidade contextual. Isso garantirá um fluxo de clientes.

Não se esqueça do atendimento ao cliente. Ofereça a cada cliente. Isso fornecerá renda mensal adicional com poucos custos trabalhistas. Além disso, para aumentar os lucros, ofereça outros serviços relacionados: promoção em mecanismos de pesquisa e configuração de publicidade contextual.

Boa sorte na criação de sites e na busca de clientes.

saraiva autor info

Gustavo Saraiva

É empreendedor digital, investidor e cofundador do Doutor Multas, sócio do Âmbito Jurídico e sócio da Evah. É colunista do UOL, JUS, Icarros e escreve para dezenas de portais, revistas e jornais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.