Oratória para influencers: importância e por onde começar

O crescimento e a popularização das redes sociais trouxeram uma série de oportunidades e possibilidades de trabalho, sendo uma delas a de ser influencer. 

No entanto, trabalhar com redes sociais requer também que o digital influencer tenha uma boa oratória, possibilitando assim que o mesmo influencie o seu público. 

Se manter ativo e presente nessas redes exige que o influencer tenha uma excelente comunicação. 

Para saber mais sobre oratória para influencers, bem como a sua importância e como aprimorar essa habilidade, continue a leitura deste artigo. Boa leitura! 

O que é um influencer?

É comum que muita gente ainda confunda blogueira, criadora de conteúdo, youtuber com influencer ou digital influencer. Apesar de ter alguns pontos em comuns, elas se diferenciam. 

A profissão de influencer, também conhecido como digital influencer, surgiu nas redes sociais e os que atuam nessa profissão costumam ter um alto número de seguidores. 

Esse profissional possui a capacidade de influenciar outras pessoas através dos conteúdos que são produzidos em suas redes, conquistando e fidelizando seu público.

Com o alto poder de influência, o influencer vem sendo bastante requisitado por marcas que buscam engajar com o seu público, bem como fidelizar e aumentar as suas vendas

No entanto, para ter sucesso neste segmento, é fundamental que o influencer tenha alguns requisitos, Veja quais são eles!  

Transmitir verdade

Para influenciar e se aproximar do seu público é importante ser verdadeiro ao falar sobre qualquer assunto, seja uma marca de produto ou até mesmo emitir uma opinião pessoal. 

Ser criativo

No ambiente on-line é muito comum encontrar uma série de conteúdos iguais, o que acaba não tendo o resultado esperado. 

Estimular a criatividade e produzir conteúdos criativos e que dinamizam a interação do público é uma outra característica fundamental para esta profissão. 

Saber se comunicar

A comunicação é fator de suma importância para que um influencer tenha sucesso. Dessa forma, saber se expressar, organizar as ideias e ter uma boa expressão corporal é mais que essencial nesta área. 

Qual a importância de ter uma boa oratória nas redes sociais?

Atualmente, milhões de pessoas passam uma boa parte do tempo nas redes sociais, seja para diversão ou até mesmo falando com amigos ou no trabalho. 

O que antes era tido como um ambiente de entretenimento, com a sua popularização, as redes abriram novos caminhos possibilitando que marcas e empresas também estivessem naquele ambiente. 

No entanto, com a massificação e a quantidade excessiva de informação de diversas marcas de produtos presentes nas redes, conseguir ter a atenção e a ação do público torna-se um desafio. 

Para humanizar e aproximar as marcas das pessoas, surgiu a profissão de digital influencer, que utiliza o seu número de seguidores e alcance para influenciar seu público a realizar determinada ação. 

Porém, influenciar outras pessoas pode não ser uma tarefa tão fácil, e para conseguir êxito é fundamental que a oratória do influencer seja excelente. 

Vale lembrar que a boa oratória na internet é essencial não apenas para influencer mas também para profissionais que utilizam este meio no seu dia a dia como ferramenta de trabalho. 

Como ter uma boa oratória como influencer?

Para ter uma boa oratória  tanto no ambiente online quanto no off-line é preciso desenvolver e treinar algumas habilidades necessárias, bem como o poder de argumentação.

Hoje a profissão de digital influencer se popularizou e cada vez mais profissionais de diversos segmentos utilizam as redes sociais para comunicar e influenciar seu público de alguma forma. 

Assim, para ter uma boa oratória nas redes, é importante que tenha os cuidados e habilidades necessárias. 

Busque entender os recursos no ambiente on-line 

É essencial que para ter uma boa comunicação se conheça os recursos disponíveis. 

O ambiente on-line envolve entreter e engajar seu público, e as ferramentas digitais têm os recursos que possibilitam a interação. 

Não tenha medo de aparecer 

Esse é um passo importante. É comum que profissionais mais experientes de diferentes segmentos tenham dificuldade para gravar vídeos. 

Gravar vídeos em celulares se difere muito de uma apresentação presencial. A falta de ter um público por perto acaba dificultando, sendo fundamental que você não tenha medo de se desafiar e arriscar, além de estudar também todas as questões técnicas que dizem respeito aos recursos da plataforma em questão. 

Estude sobre enquadramento

Nesse quesito é fundamental que você compreenda o que você deseja mostrar, sabendo que tudo ao seu redor também comunica. Dessa forma, o enquadramento se refere ao que você mostra. 

Quando você escolhe deixar a imagem mais ampla, possibilita mostrar mais elementos que compõem o ambiente em que está, ou quando você deixa a câmera mais próxima ao rosto tendo um enquadramento mais fechado é comum que as pessoas que estão assistindo se sintam mais perto de você. 

Estudar sobre enquadramento é fundamental para que você busque o equilíbrio e que comunique o que deseja. 

Faça formações na área de comunicação digital

Saber nunca é demais, e nas redes sociais é fundamental estar sempre estudando, afinal de contas, as diretrizes mudam constantemente, assim como o comportamento do público. Pensando nisso, para que o influenciador consiga influenciar, engajar e entreter e seu público é essencial que ele tenha uma boa oratória. 

Para treinar e desenvolver essa habilidade é preciso que você busque realizar cursos dentro da área que visem aprimorar suas habilidades. 

Ter conhecimentos específicos te permitirá conhecer técnicas eficientes que poderão ser usadas nas redes sociais galgando mais resultados. 

Vale lembrar que estudar a oratória é essencial para o ambiente on-line ou off-line, dessa forma, se você não possui uma comunicação boa no off-line é muito provável que no on-line ela também não seja boa. Por isso, se manter atualizado e estar sempre em busca de conhecimento é o melhor caminho. 

A comunicação é essencial em qualquer profissão e ambiente, mas cada vez mais o meio digital tem possibilitado novas oportunidades de trabalho e se faz necessário ter as habilidades necessárias para que se tenha uma comunicação eficiente com seu público. 

Sendo assim, para quem deseja entrar neste mercado, é mais do que importante começar a estudar e aprimorar suas habilidades de oratória e conhecer esse mercado, que só vem crescendo nos últimos anos. 

saraiva autor info

Gustavo Saraiva

É empreendedor digital, investidor e cofundador do Doutor Multas, sócio do Âmbito Jurídico e sócio da Evah. É colunista do UOL, JUS, Icarros e escreve para dezenas de portais, revistas e jornais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.